Geral

UNA- SUS participa de seminário que discutiu mudanças na formação médica

- Cissa Paranagua



Nos dias 19 e 20 de agosto, o Ministério da Educação e da Saúde realizaram o Seminário “Mudanças na Formação Médica no Brasil”, na Escola de Administração Fazendária (ESAF) em Brasília.

A UNA-SUS foi representada pelo Secretário Executivo, Prof. Francisco Campos, neste evento que reuniu diretores e coordenadores de cerca de 150 escolas médicas do país, bem como parceiros e tutores do programa Mais Médicos, para discutir estratégias de melhoria na formação de médicos, em nível de graduação e residência, e as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de medicina.

Foto: Sérgio Velho

Instrumentos de apoio para a execução da nova etapa do programa, como o contrato organizativo de ação pública (COAP) e a avaliação, regular e obrigatória, de progresso dos estudantes de medicina, também foram discutidos.

Durante a abertura do seminário, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, anunciou o Plano Nacional de Formação de Preceptores, que tem como objetivo ampliar a quantidade de profissionais qualificados para atender os programas de residência em Medicina Geral de Família e Comunidade (MGFC).

De acordo com o ministro, a ideia é que os próprios médicos residentes possam realizar a formação de preceptor para que, ao concluírem a especialização, tornem-se formadores de novos especialistas.

Além disso, o Ministério da Saúde investiu 5,6 bilhões de reais na construção e melhoria de unidades básicas de saúde (UBS), totalizando 26 mil obras em mais de 5 mil municípios.

Foto: Sérgio Velho

“Nosso maior desafio é a oferta de serviço qualificado, com unidades de saúde devidamente equipadas e profissionais aptos para o atendimento”, enfatizou Chioro.

O Ministério da Saúde também apresentou a proposta do programa Pet-Saúde 2015, que visa a adequação dos cursos às novas diretrizes, e o InovaSUS 2015, que premiará as experiências exitosas e projetos inovadores no Mais Médicos.