Geral

UNA-SUS participa de congresso que discute informática em saúde

- Ascom SE/UNA-SUS



Mais de 600 gestores, pesquisadores e profissionais da saúde e da informática participam nessa semana do XV Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS 2016). Realizado pela primeira vez no Centro-Oeste, o evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), juntamente com a Comissão de Governança da Informação em Saúde da Universidade Federal de Goiás.  Com o tema "A Informática Transformando a Saúde", o evento visa promover o debate de ideias, fundamentos, aplicações e políticas relacionadas à informática em saúde no Brasil e no mundo. 

O Secretário Executivo do Sistema UNA-SUS, Francisco Eduardo Campos, participou do evento nesta segunda-feira (28/11) no Centro de Convenções de Goiânia. O secretário apresentou, dentro do Simpósio de Telessaúde, o painel Redes Nacionais em Telessaúde - Universidade Aberta do SUS. 

O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, participou da cerimônia de abertura realizada no último domingo (27/11) quando apresentou aos participantes informações sobre como é investido o dinheiro do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Segundo ele, a prioridade número um do Ministério da Saúde é a informação. “De fato não sabemos o que acontece na saúde no Brasil. Precisamos monitorar as melhores práticas para que possamos construir junto com cada cidadão uma melhor aplicação de recursos e fornecimento de dados para o planejamento do setor”, afirmou.

A presidente da SBIS Beatriz de Faria Leão afirmou que a informática em saúde deve estar incorporada ao SUS. “A SBIS vem acompanhando com grande interesse e entusiasmos as soluções desenvolvidas pelo governo, principalmente pelo entendimento da necessidade de abordagem estratégica e longo prazo para a e-saúde no Brasil”, destacou. Segundo ela, os mais de 1400 associados da SBIS estão à disposição do governo federal para ajudar a consolidar as mudanças em curso e fazer com que o país assuma posição de liderança e vanguarda tecnológica no mundo.

CBIS

A programação vai até o dia 30 de novembro e é composta de quatro  conferencistas internacionais, mais de 40 palestrantes nacionais, sete simpósios, 12 painéis, 27 demonstrações, 7 tutoriais, 52 relatos de casos, 115 trabalhos completos e mais de 120 pôsteres, estará distribuída em dez auditórios simultâneos durante quatro dias, além da área de exposições no centro do evento. O CBIS é o principal evento nacional da área, realizado bienalmente pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS). Confira a programação no site: http://www.sbis.org.br/cbis2016

*com informações do CBIS 2016