Publicação

UNA-SUS lança coletânea de experiências exitosas da rede, em 2017

- Claudia Bittencourt



A programação do 8º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde (CBTms), em Gramado/RS, está recheada de atividades da Universidade Aberta do SUS. Entre os destaques, está o lançamento do livro Experiências exitosas da Rede UNA-SUS: trajetórias de fortalecimento e consolidação da Educação Permanente em Saúde no Brasil, que ocorreu nessa quinta-feira (16), às 15h30.

Editado pela UNA-SUS/UFMA, o livro está disponível para download no ARES, pelo link: https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/9877

Essa é a terceira publicação que reúne as principais experiências da Rede UNA-SUS durante últimos anos, destacando o papel colaborativo de cada instituição componente para o fortalecimento da educação permanente dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde. 

São 15 capítulos, escritos por coordenadores e técnicos de diversas universidades que compõem a Rede. Entre os temas, destaca-se os capístulos sobre rodução de cursos EaD: do planejamento pedagógico ao uso de tecnologias mobile na educação; inovações no desenho da oferta do programa educacional modular de manejo da tuberculose na atenção básica e UNA-SUS e Secretarias Municipais de Saúde: a implementação de colaboração para a formação no SUS.

Durante a cerimônia de lançamento, a coordenadora da UNA-SUFMA, responsável pela organização do livro, Ana Emília Oliveira convidou os coordenadores da rede UNA-SUS e lembrou o papel importante de pessoas como Edinalva Nascimento, Fernanda Monteiro, Onivado Rosa Junior e Lina Barreto para o crescimento da UNA-SUS. Para Francisco Campos, também homenageado, da necessidade de constante formação dos profissionais de saúde nasceu a UNA-SUS e hoje rede concretiza essa formação. “A UNA-SUS é, hoje, muito maior do que imaginamos anos atrás”, completou ele.

Os primeiros livros também estão disponibilizados no ARES. Acesse:

Relatos de uso de tecnologias educacionais na educação permanente de profissionais de saúde no sistema Universidade Aberta do SUS

II Relato de experiências em tecnologias educacionais do Sistema UNA-SUS 2015