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UNA-SUS é apresentada em Washington

- Claudia Bittencourt



Debater as mudanças na saúde e os desafios para a educação dos profissionais da área. Esse foi o foco das discussões do Global Forum on Innovation in Health Professional Education (Fórum Global de Inovação em Educação Profissional em Saúde), que está sendo realizado em Washington, DC, nos dias 23 e 24 de abril. O evento é promovido pelo Institute of Medicine (IOM).

Durante a oficina de quinta-feira (23), Envisioning the Future of Health Professional Education (Prevendo o Futuro da Educação Profissional em Saúde, em tradução livre), o Secretário Executivo da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), Francisco Campos, apresentou a iniciativa da UNA-SUS, com explanação sobre Questões da Força de Trabalho em Saúde, Educação Profissional em Saúde e Tecnologia (Health Workforce Issues, Health Professional Education And Technology).

Na ocasião, Campos discorreu sobre o cenário da saúde no Brasil e destacou a importância da Atenção Básica e das Equipes de Saúde da Família nesse contexto. O secretário também abordou aspectos do Programa Mais Médicos, que além de levar profissionais para áreas remotas, prevê a expansão de matrículas para as vagas de medicina, alterando os currículos das faculdades e as ofertas de especialização, integrando ensino e serviço. “É preciso construir novos cenários para a saúde no Brasil”, e que para isso “é preciso investir em clínicas de cuidados primários e centros comunitários, determinantes sociais da saúde e promoção da Atenção Básica e estudo centrado no aluno, aprendizagem ativa e crítica”, explicou.

No contexto das mudanças da educação em saúde, Campos apresentou a iniciativa inovadora da UNA-SUS, como uma solução para os problemas de capacitação, que utiliza educação a distância para aumentar o alcance. Ele destacou o Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES): “todos as universidades podem usar os materiais para fins educacionais”. “Para nós, é evidente que a educação permanente em saúde deve ser baseada na Atenção Básica”.

O secretário também destacou os cursos produzidos pela Rede de Instituições de Ensino Superior da UNA-SUS. Entre eles, o curso Vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV), que veio ao encontro da campanha do Ministério da Saúde.

Outra iniciativa inovadora abordada pelo secretário foi o Programa Telessaúde Brasil Redes, que pode conectar médicos em localidades distantes, possibilitando troca de informações sobre casos clínicos, por exemplo.

Durante a oficina, Arthur Kaufman, do centro de ciências da saúde da Universidade do Novo México (The University of New Mexico Health Science Center) falou sobre as mudanças nas equipes de profissionais e da educação no México e apresentou um panorama da saúde no país, abordando como os determinantes sociais contribuem para essas alterações.

David Asperey, da Universidade de Iowa (medicine school of Iowa), destacou a educação e a eficiência, abordando o novo modelo de ensino da instituição, na qual estudantes de diversas áreas da saúde participam de matérias em comum, na mesma turma. “É uma forma dos profissionais da Atenção Primária aprenderem juntos. Dessa forma, eles aprendem mais pela troca de experiências.”

Elizabeth Bexley, da Universidade de Medicina da Carolina do Leste (Brody School of Medicine at East of Carolina University), falou sobre o Professores da Academia de Qualidade (Teachers Of Quality Academy - TQA). A iniciativa fará com que um grupo de professores passem o próximo ano explorando maneiras de capacitar alunos quanto à segurança do paciente, melhoria de qualidade e cuidados baseados na equipe junto com novas formas de ensino que envolvam os alunos de forma mais ativa na sua própria educação. Os 38 participantes do Professores passarão por formação avançada nas áreas e desenvolverão projetos para aplicar essas habilidades em toda a divisão de ciências da saúde e treinar estudantes e outros profissionais de saúde nesses conceitos. O TQA é parte da aceleração na mudança da Associação Médica Americana em Iniciativa de Educação Médica. A Escola de Medicina Brody é uma das 11 escolas médicas em todo o país que receberam subvenções por meio do programa para mudar a forma como a educação médica é ensinada. Leia mais sobre a concessão (em inglês).

A oficina teve como mediadores Chistopher Olsen e Susan Scrimshaw.

 

Fonte: SE/UNA-SUS, por Claudia Bittencourt