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UNA-SUS apresenta em SP trabalho sobre linguagem imagética nas avaliações formativas

- Ascom SE/UNA-SUS



A mudança nos hábitos de leitura e os novos desafios de linguagem para educação a distância inspiraram colaboradores da Secretaria Executiva da UNA-SUS na elaboração de artigo científico a respeito da composição visual das avaliações formativas na modalidade de ensino. A publicação será apresentada na quinta-feira (1/9), no 1º Seminário de Multiletramentos, Hipermídia e Ensino, em Campinas (SP) na sessão 9, entre 16h30 e 18h30.

O evento acontece no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp e tem como objetivo discutir práticas e reflexões teóricas sobre tecnologia, educação e sociedade. Para isso, sua programação inclui palestra, mesa redonda, apresentação de pôsteres e sessões de comunicação coordenadas e está aberto a todos os interessados, além de ter transmissão online pelo link http://www2.iel.unicamp.br/seminariomhe/.

O trabalho, intitulado “Linguagem imagética: Descrevendo o processo de escolha de composições visuais para avaliação formativa em saúde”, é de autoria das designers educacionais da SE/UNA-SUS Laura Gris Mota e Lorena Medina – que realizará a apresentação oral no evento -  e do coordenador de Gestão do Conhecimento Vinicius de Araújo Oliveira.

O objeto de estudo apresentado no artigo são os ícones e cores utilizados na avaliação formativa do curso Atenção Integral à Pessoa Idosa - Modulo Agente Comunitários de Saúde, que será lançado em breve. Para Vinícius, “a educação a distância tem se expandido enormemente no Brasil e no mundo e para acompanhar essa dinâmica é preciso investir sempre no desenvolvimento de novas técnicas”, detalha. “O uso de métodos contemporâneos de design é fundamental, a antiga receita de textos, vídeos e fóruns não basta para os novos estilos de aprendizagem e diferentes demandas por conhecimento”, explica o coordenador.

De acordo com Laura, a avaliação formativa tem a característica de fornecer feedback constante e reforçar a resposta correta e, ao mesmo tempo, indicar ao aluno qual foi a opção escolhida e, algumas vezes, o retorno visual pode se tornar contraditório. “Abordamos a importância das cores e formas para a percepção cognitiva dos alunos e dessa forma esse artigo pretende fazer o relato sobre o processo de escolha da composição imagética que melhor atenderia uma avaliação formativa, levando em consideração os fins comunicativos propostos e os objetivos de avaliação e feedback a serem alçados”, explica.

Produção científica - A divulgação científica sistemática das experiências e resultados do Sistema UNA-SUS é uma de suas marcas. Segundo Vinícius Oliveira, existem cerca de dez mil trabalhos produzidos pela Rede e indexados no Google Scholar  além de centenas de artigos publicados em revistas indexadas e congressos nacionais e internacionais. O ARES também possui um espaço específico destinado a esse material, dentro da coleção de documentos institucionais. “Essas estratégias de divulgação são muito importantes para documentar a experiência, preservando seu caráter de acesso aberto a conhecimento e colaboração em rede”, afirma.

Fonte: SE/UNA-SUS

Foto: Cissa Paranaguá (SE/UNA-SUS)