Curso

UNA-SUS abre matrículas para o curso Abordagem Familiar na Atenção Domiciliar

O curso apresenta os conceitos de cuidado e autonomia, abordagem integral, visita domiciliar, ferramentas de abordagem e risco familiar.

- Ascom SE/UNA-SUS



Profissionais de saúde, estudantes da área e demais interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre Atenção Domiciliar já podem se matricular na mais nova oferta do curso Abordagem Familiar na Atenção Domiciliar, oferecido pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFCSPA).

As matrículas podem ser realizadas até o dia 9 de dezembro, pelo link.

Com 30 horas, o curso trata dos aspectos teóricos e assistenciais da Abordagem Familiar. Apresenta o Programa de Cuidado Domiciliar, os conceitos de cuidado e autonomia, abordagem integral, visita domiciliar, ferramentas de abordagem e risco familiar. A capacitação é ofertada desde 2014 e já teve mais de 54 mil matrículas desde então.

De acordo com a conteudista revisora do curso, Alísia Helena Weis, a grande procura pelo curso desde sua primeira oferta gerou a necessidade de novas edições. "No contexto de agravamento de doenças crônicas, de envelhecimento da população e de pessoas com inúmeras necessidades de saúde a abordagem familiar no cuidado domiciliar torna-se uma importante tecnologia para a construção de vínculos e intervenções de saúde mais assertivas nos contextos familiares", afirma.

Com o curso, o aluno irá conhecer como organizar e manter contato com a família durante o curso da assistência domiciliar; a coordenar a gestão do cuidado em colaboração com a pessoa assistida, a família e o cuidador; a identificar o impacto da doença na dinâmica familiar; a reconhecer e manejar situações disfuncionais ou de risco que interfiram na assistência domiciliar.

Para Alice, os conhecimentos construídos no curso permitirão otimizar as práticas de saúde e planejar os cuidados, por meio da construção de vínculo, da compreensão da formulação de um diagnóstico que possibilitará intervenção mais eficiente e do conhecimento da família, gerando satisfação para familiares e equipe de saúde. “A principal contribuição do curso para o profissional de saúde é a aplicabilidade, na sua prática cotidiana, das ferramentas da abordagem familiar para aproximar usuário, família e profissional de saúde, conhecer as singularidades e a dinâmica familiar, assim como os riscos”, diz.



Fonte: SE/UNA-SUS