Geral

UNA-SUS abre inscrições para curso Eventos Agudos em Situações Clínicas

- Ascom SE/UNA-SUS



A Universidade Federal de Santa Catarina, integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFSC), lança nessa quinta-feira (29), o curso a distância Eventos Agudos em Situações Clínicas.

O público-alvo são os profissionais de saúde de nível técnico e superior vinculados à Atenção Básica. As matrículas podem ser realizadas até 15 de julho de 2017, pelo site.

Com carga horária de 60 horas, o conteúdo aborda quatro temas comuns no cotidiano do cuidado à saúde na Atenção Básica: cefaleia, dor torácica, queimaduras e asfixia. O curso possibilita a oportunidade de múltiplos profissionais aperfeiçoarem seus conhecimentos, além de atualizar práticas diagnósticas e terapêuticas em cada um dos temas.

Na unidade sobre dor torácica são apresentados os principais aspectos de triagem e encaminhamento dos pacientes, bem como a importância da classificação correta para que o atendimento se desenvolva de forma adequada.

Já a unidade que trata da cefaleia, são dadas orientações a respeito da identificação dos sinais de alerta ou gravidade frente a um caso de cefaleia aguda.  Dessa forma, os profissionais são capacitados a estarem aptos para manejar casos ambulatorialmente e analisar quais pacientes necessitarão de encaminhamento ao serviço de urgência ou emergência.

Para a unidade de queimaduras estão apresentadas as questões relativas ao atendimento inicial. Nessa etapa, é discutida a avaliação primária e secundária, reposição volêmica, analgesia e sedação, tratamento local. Também são de abordados aspectos importantes sobre as queimaduras especiais e atendimento sequencial, com indicações de encaminhamento e de parâmetros a serem monitorados.

Na unidade asfixia são descritas as principais causas das intercorrências, as técnicas adequadas de atendimento, bem como os materiais e medicamentos utilizados para o socorro às vítimas.

Para dinamizar a aprendizagem, os conteúdos utilizam recursos multimídia, além de casos clínicos, tomadas de decisão, leituras complementares e vídeos.

O curso é uma iniciativa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), por meio do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB), viabilizado pelo Sistema UNA-SUS, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina.

Fonte: SE/UNA-SUS, com informações da UFSC