Geral

UNA-SUS é destaque em congresso de fonoaudiologia

- Ascom SE/UNA-SUS



O secretário Executivo da Universidade Aberta do SUS, Francisco Campos, particiou na última quinta-feira, 20, do XXIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, organizado pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, que acontece até o dia 22/10 no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo (SP). Além de discutir conteúdos científicos, o evento destacará o desenvolvimento e comprometimento social dos diferentes departamentos da especialidade e suas diversas intervenções.

Com a palestra "O papel da universidade aberta para o SUS: necessidades e possibilidades para a fonoaudiologia", o Secretário explicou que os fonoaudiólogos estão presentes em diversas formações oferecidas pela Rede UNA-SUS, com destaque para cursos como tecnologias assistivas e módulos de Atenção Domiciliar. "Hoje já são mais de mil profissionais inscritos em nossos cursos, muitos com especializações concluídas e outros tantos em aperfeiçoamento e extensão. Esse profissional é de suma importância para o bom andamento do SUS", afirmou. 

Segundo a presidente da Comissão Permanente de Ensino da SBFa, Neyla Arroyo Lara Mourão, a presença do Secretário foi fundamental para o debate sobre as questões de educação permanente que envolvem fonoaudiologia dentro do SUS. "É uma honra para nós e uma oportunidade única para os nossos profissionais, é, de fato, uma grande conquista", disse. 

Sobre a SBFa

A fonoaudiologia, como atividade profissional, foi regulamentada em 09 de dezembro de 1981. Com o decorrer das gestões, a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia ampliou a articulação com as instituições públicas, com os Ministérios da Saúde e da Educação, com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com o Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

No biênio 2004/2005, foram planejadas as oficinas de sensibilização de docentes e discentes para o SUS, com aprovação do projeto e o financiamento do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde. Sob a presidência da fonoaudióloga Irene Marchesan, a SBFa deu continuidade às ações de fortalecimento da entidade, fortalecendo a identidade e o exercício profissional, a representatividade nacional e internacional e a modernização de sua estrutura. Hoje, a diretoria expandida inclui, em média, 70 gestores atuando nos diversos departamentos, comitês e comissões.