Geral

UFSCAR divulga edital para vestibular indígena

Interessados têm até 31 de outubro para realizar o preenchimento da ficha de inscrição, bem como da Declaração de Edtinia e de Vínculo com a comunidade indígena.

- Cissa Paranaguá



A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) publicou edital de seleção para o ingresso de estudantes indígenas em 2019, nos cursos de graduação presenciais.

Em sua 12ª edição consecutiva, o Vestibular Indígena da UFSCar será realizado no dia 27 de janeiro, com provas aplicadas em quatro cidades: Manaus (AM), Recife (PE), São Gabriel da Cachoeira (AM) e São Paulo (SP). Ao todo serão ofertadas 65 vagas, sendo uma vaga para cada opção de curso de graduação, distribuídas entre os campi São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino. 

Segundo o médico e professor Willian Luna, a presença dos estudantes indígenas nas Universidades pode ampliar os olhares sobre o que é ciência, superando o conhecimento colonizador e apontando para a construção de saberes interculturais.

Interessados têm até 31 de outubro para entrar no site da Coordenadoria de Ingresso na Graduação da Universidade e realizar o preenchimento da ficha de inscrição, do questionário socioeducacional, bem como da Declaração de Etnia e de Vínculo com Comunidade Indígena, documento que deverá ser inserido pelo candidato no formulário eletrônico até o término do prazo para inscrições, com a via original impressa sendo entregue à UFSCar até a data da prova.

Informações detalhadas sobre os prazos de inscrição, documentação e a relação de cursos ofertados pela UFSCar devem ser consultadas no edital. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3351-8152 ou na seção Fale Conosco no site da Coordenadoria de Ingresso na Graduação da UFSCar.

Para acessar o edital completo, clique aqui.

Cursos UNA-SUS

Profissionais que já trabalham em área indígena ou têm o interesse em trabalhar com essa população tão epecífica, também podem se qualificar por meio dos cursos ofertados pela Universidade Aberta do SUS. Além de cursos que abrangem qualquer tipo de atendimento referente à atenção primária, há curso específicos sobre saúde indígena. É o caso do curso O fazer da Saúde Indígena, ofertado pela UNIFESP.

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS acesse: www.unasus.gov.br/cursos.