Geral

UFPI realiza aula inaugural do Curso de Especialização em Saúde da Família e Comunidade

- Ascom SE/UNA-SUS



A Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou a aula inaugural do Curso de Especialização em Saúde da Família e Comunidade, na manhã da última quarta-feira (30). O evento foi iniciado com uma Camerata dirigida pelo Prof. Me. Cássio Henrique Ribeiro Martins. A solenidade aconteceu no Cine Teatro da UFPI.

Estiveram presentes na solenidade de abertura do curso, o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; o Secretário de Saúde do Estado, Francisco Costa; o Prefeito da cidade São José do Peixe, Valdemar Santos; o Coordenador do NUEPES, Prof. Dr. Francisco Maques de Lima; a professora da Universidade Federal de São Paulo, Dra. Rita Mª Lino Tarcia; o Superintendente da Fundação Cultural e de fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX), Prof. Dr. Lívio César Nunes; e a Coordenadora da Especialização em Saúde da Família e Comunidade, Prof. Dra. Lis Cardoso.

Em seu pronunciamento, o Reitor da UFPI afirmou o compromisso de ofertar cursos que contribuam para o desenvolvimento da saúde pública no Estado. “A UFPI tem procurado fazer a organização desses cursos de forma muito responsável, para que todos saiam daqui com uma boa impressão da Universidade, com uma melhoria significativa na sua formação para o exercício de suas atividades. A nossa Instituição através da rede UNA-SUS continuará oferecendo novos cursos, para contribuir assim para melhoria da qualidade do serviço público do nosso Estado”, declara.

A Coordenadora do Curso de Especialização, Prof. Dra. Lis Cardoso, destacou a reformulação do curso para integrar à UNA-SUS. “O curso agora é praticamente um novo curso. É um novo projeto político pedagógico, mais sistêmico, prático, voltado para a realidade, além de facilitar a interação com os especializandos. A UNA-SUS tem que ser uma plataforma altamente interativa, isso a gente não tinha no curso anterior, então a própria proposta curricular foi reformulada, tornando o curso mais favorável para o aprendizado desses ingressos”, diz.

Francisco Costa, Secretário de Saúde do Estado, ressaltou a importância do curso de especialização para a melhoria na qualidade do atendimento do SUS no Estado. “A UNA-SUS é uma forma de universalizar o acesso e as capacitações dos profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde. Acreditamos que com esse trabalho contínuo de formação podemos cada vez mais qualificar a nossa atenção primária à saúde, e que assim o reflexo é imediato na melhoria da assistência, conquistando um sistema de saúde pública no nosso Estado cada vez mais satisfatório”, relata.

“O olhar da UNA-SUS trouxe para o curso uma questão muito voltada para prática profissional, que é o princípio da educação permanente, a educação em serviço, voltada para o cotidiano, para o processo de trabalho dos profissionais da saúde. Agora por meio do curso, eles podem trabalhar não só as questões teóricas, mas principalmente relacionar esse avanço do conhecimento à sua prática profissional, modificando a sua rotina, e aí sim ele poderá realizar um atendimento mais qualificado ao usuário”, pontua a Dra. Rita Mª Lino Tarcia, representante da Secretaria Executiva da UNA-SUS e professora da Universidade Federal do São Paulo.

Fonte: UNA-SUS/UFPI