Geral

Integrantes da UNA-SUS são homenageados durante Encontro Mineiro de Saúde

- Ascom SE/UNA-SUS



O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), realizou o Encontro Mineiro de Saúde 2015, de 25 a 27 de maio. O objetivo foi discutir a Política Pública de Saúde para o Estado de Minas Gerais, comemorando os 25 anos da promulgação das Leis Orgânicas da Saúde contando com a presença de técnicos, conselheiros, prefeitos, gestores e demais autoridades que atuam nos 853 municípios mineiros.

Durante a abertura do evento, alguns trabalhadores da saúde pública foram homenageados, em reconhecimento à vida de dedicação e participação na construção do SUS. Entre os atores estão o secretário executivo da UNA-SUS, Francisco Campos; o coordenador de administração, Roberto Vianna e a professora do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon/UFMG), integrante da Rede UNA-SUS, Maria Rizoneide de Araújo e o ex-ministro da Saúde, Agenor Álvares. A cerimônia contou com a presença de autoridades como o Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais, Mauro Guimarães Junqueira, o Secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais, Fausto Pereira dos Santos, o Governador do Estado de Minas Gerais, Fernando Pimentel e o Ministro de Estado da Saúde, Arthur Chioro.

Durante a cerimônia, foi apresentado um vídeo institucional contando toda a trajetória do trabalho realizado pelo Presidente Mauro Junqueira nos oito anos à frente do COSEMS/MG.

“O Encontro Mineiro de Saúde se transformou em um dos mais importantes eventos da gestão de saúde pública no país. É um local de compartilhamento e troca de experiências e também um ambiente de muito aprendizado. Os instrumentos que o COSEMS Minas Gerais vem ofertando, inclusive a outros COSEMS Estaduais, e o apoio que vem dando ao Ministério da Saúde e a própria Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, vem de um trabalho muito grande liderado nos últimos anos pelo Mauro, com o grande apoio dos secretários de saúde de Minas e um forte time de apoiadores regionais”, disse o Ministro da Saúde, Arthur Chioro, ao destacar a importância do trabalho realizado pelo COSEMS/MG em parceria para garantir um SUS efetivo.

Cursos EaD do COSEMS/MG são apresentados à UNA-SUS em reunião

No dia 8 de junho, representantes da UNA-SUS e do COSEMS/MG se reuniram para apresentar os cursos de capacitação a distância oferecidos pelo Conselho e pela Rede UNA-SUS.

Participaram da reunião representando a UNA-SUS o secretário executivo, Francisco Campos, e os Coordenadores Roberto Vianna e Vinícius Araújo. E para apresentar os cursos do COSEMS/MG estiveram presentes a Coordenadora Técnica do COSEMS/MG, Paola Motta, e a Assessora Técnica, Ethiara Vieira.

Os participantes apresentaram um histórico dos avanços do controle social, especialmente as transformações ocorridas com a realização das conferências de saúde. Com a comemoração dos 25 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), foi feito um comparativo sobre a participação social antes da aprovação da Lei Orgânica da Saúde, ponderando as principais diferenças entre o cenário daquela época e os dias atuais. Esse comparativo proporcionou a reflexão sobre as conquistas e avanços necessários para o SUS em Minas e no país.

Fonte:  COSEMS/MG, editado por SE/UNA-SUS