Institucional

Secretário Executivo participa do Tech and Health UNA-SUS Amazônia 2018

Com mais de 650 inscrições, o evento tem como objetivo apresentar os dados alcançados pelo centro de pesquisa UNA-SUS/UEA e debater as tendências tecnológicas associadas ao ensino e à prática da saúde.

- Ascom SE/UNA-SUS



Nesta quinta e sexta-feira, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento UNA-SUS Amazônia, está promovendo o Tech & Health UNA-SUS Amazônia 2018. Dentre as autoridades presentes na abertura do evento, cabe destacar a participação do secretário executivo da UNA-SUS e vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Manoel Barral Netto e o reitor da UEA, Cleinaldo Costa.

O reitor destacou a importância da parceria entre a Fiocruz, UNA-SUS Amazônia e Samsung que permitem o protagonismo dos jovens para a educação à distância, utilizando novas tecnologias para melhorar a vida dos cidadãos.  

"A UEA é colaborativa e é muito importante percebermos que trabalhamos e geramos inovação com ética, especialmente nas áreas de tecnologias em saúde. Sem dúvidas, a saúde dos amazonenses será melhor assistida a partir do momento que conseguimos introduzir esse tipo de conhecimento para a promoção da saúde e melhoria de vida. Esse é nosso papel: mudar a vida das pessoas", enfatizou.

O secretário executivo destacou o enorme prazer de participar de um evento dessa dimensão e elogiou o trabalho corajoso e inovador que vem sendo realizado pelo centro de pesquisa da UNA-SUS na UEA.

“Uma universidade de qualquer outro estado do Brasil conseguir cobrir 65 municípios com ofertas educacionais em EaD já é difícil, fazer isso acontecer no estado do Amazonas é revolucionário, em função das longas distâncias, os tipos de transporte e as dificuldades de comunicação”. Para Barral, o trabalho realizado pela UEA é realmente elogiável. “Só é possível atingir esse nível de excelência dos serviços ofertados quando se consegue sair do formato tradicional, com muita inovação, tecnologia e, obviamente, coragem para executar, envolvendo pessoas muito bem preparada”, destacou.

O secretário ressaltou ainda que esse centro de produção e desenvolvimento de tecnologias educacionais na UEA fortalece não apenas a UNA-SUS como um todo, mas a parceria com outras instituições renomadas como a Fiocruz, também reconhecida por ofertas educacionais.

“Quando se fala da Fiocruz as pessoas associam a pesquisas ou com a produção de vacinas, mas a instituição também tem uma atividade muito expressiva em educação, titulando 200 doutores por ano”, explicou.

Barral acredita que o maior desafio é a capacitação continuada dos profissionais do SUS, uma missão da Fiocruz e da UNA-SUS. “Nossa missão é ciência e tecnologia na saúde e educação continuada como braço externo. Temos essa missão de oferecer educação permanente para profissionais de saúde para que sejam ofertados serviços cada vez mais condizentes com o que os usuários do SUS merecem”, finalizou.

O Tech and Health UNA-SUS Amazônia 2018 recebeu mais de 650 inscrições e tem como objetivo mostrar ao público acadêmico e profissional os resultados alcançados durante os dois anos de atuação do centro de pesquisa, além de debater as novas tendências do mercado tecnológico associadas ao ensino e à prática da saúde.

Segundo a coordenadora da UNA-SUS na UEA, Waldeide Magalhães, o evento contou com 7 palestras ministradas por nomes renomados,locais e internacionais, bem como oficinas de realidade virtual e dinâmicas de realidade aumentada. "Os participantes puderam desfrutar de exemplos práticos e interativos das temáticas abordadas por meio de uma experiência audiovisual por todo corpo humano", exemplificou.

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento UNA-SUS Amazônia

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento UNA-SUS Amazônia é um projeto criado em 2016 pela UEA em parceria com a UNA-SUS/FIOCRUZ e fomento da Samsung, por meio da Lei Informática na Amazônia. É um espaço de produção científica e tecnológica localizado na Escola Superior de Saúde – ESA/UEA com uma infraestrutura moderna.

Com a proposta de pesquisar, desenvolver e testar tecnologias educacionais para à Educação a Distância em Saúde, que facilitem e/ou resolvam os problemas enfrentados por regiões remotas, vulneráveis e de difícil acesso à internet, o Centro já alcançou resultados proeminentes no âmbito nacional e no contexto UNA-SUS de ensino, tais quais a produção do Aplicativo UNA-SUS e do Framework (re)Cursos Educacionais UNA-SUS/UEA, bem como a plataforma UNA-SUS Recomenda, que oferece indicações de conteúdos baseadas no perfil e atividades do usuário UNA-SUS, gerando mais de 1 milhão de recomendações diárias.

De forma complementar, o Centro alcançou visibilidade por meio de publicações técnico científicas sobre os resultados obtidos durante o desenvolvimento dos produtos, participando inclusive de eventos internacionais na área de saúde e educação, além de organizações de livros nas mesmas áreas.

Fonte: SE/UNA-SUS com informações da UEA