Geral

Secretário Executivo da UNA-SUS fala sobre educação para ampliar e conscientizar o alcance da assistência oncológica em congresso

- Claudia Bittencourt



O 4º Congresso Brasileiro Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC) ocorreu em São Paulo, de 26 a 28 de outubro. Sob o tema "Mobilização para Mudança Sistêmica”, o evento reuniriu mais de 3.500 pessoas. A ideia é encontrar sugestões para ampliar o engajamento e reduzir a desigualdade existente nos tratamentos em nosso país.

De acordo com a Idealizadora do Movimento TJCC e presidente da Abrale, Merula A. Steagall, os debates darão a oportunidade aos líderes de saúde para ouvir e dar suas perspectivas sobre como a comunidade global de câncer pode se associar aos gestores locais e ao Movimento TJCC. Também foi  lançado  uma plataforma digital, que fomentará a colaboração e divulgação das ações de todas as iniciativas em prol do paciente com câncer.

O secretário executivo da UNA-SUS, Francisco Campos, esteve presente no evento durante a mesa “educação para ampliar e conscientizar o alcance da assistência oncológica”, que ocorreu no dia 27. Na ocasião, Campos ressaltou a importância da UNA-SUS para a educação continuada e destacou os cursos oferecidos sobre o tema: Prevenção e Manejo de Pacientes Oncológicos na Atenção Primária à Saúde e Ações de vigilância e prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).

Para o secretário, a Medicina da Família pode ser um bom campo para os residentes, pois “é uma área impactante para a sociedade, já que boa parte das doenças podem ser evitadas com um profundo trabalho de prevenção”, destacou. Durante sua fala, Campos também apresentou os números dos recursos educacionais disponibilizados no Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) da UNA-SUS, no qual constam 540 objetos educacionais sobre câncer. Esse material está disponível para livre acesse e reutilização.

Entre os demais convidados estão representantes de órgãos como Ministério da Saúde, Anvisa, INCA, ANS, TCU, Secretarias Estaduais e Municipais, OAB, além de CEOs das principais sociedades, federações e instituições de câncer do país, executivos do setor privado, ativistas da causa, mídia e outros atores-chave. A agenda interativa do Congresso tem como objetivo envolver o público por meio de debates inspiradores, exibição de programas bem-sucedidos que podem ser apoiados e replicados.

Para saber mais sobre o Congresso, acesse o site: http://todosjuntoscontraocancer.com.br/congresso/2017.

Fonte: SE/UNA-SUS

Foto: Terciane Gonçalves