Institucional

SE/UNA-SUS se reúne com Ministérios da Saúde e Educação

O objetivo da reunião foi viabilizar uma aproximação com as novas diretorias e promover o diálogo, troca e construção de agendas comuns.

- Claudia Bittencourt SE/UNA-SUS



Na última segunda-feira, 29 de abril, representantes da SE/UNA-SUS se reuniram com as diretorias do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES/SGTES/MS) e do Departamento de Desenvolvimento da Educação em Saúde (DDES/MEC).

O objetivo da reunião foi viabilizar uma aproximação com as novas diretorias e promover o diálogo, troca e construção de agendas comuns. Na ocasião, houve uma apresentação do Sistema UNA-SUS e da proposta do curso voltado para preceptores, que está sendo desenvolvido pela UNA-SUS, em parceria com a Fiocruz, SGTES e a ABEM.

A mesa de abertura do evento contou com a fala da Secretária Executiva da UNA-SUS e diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio e do Diretor do Deges, Hélio Angotti.

Também estiveram presentes a Coordenadora-Geral de Expansão e Gestão da Educação em Saúde, Lúcia Ioshida - representando a Diretora de Desenvolvimento da Educação em Saúde do MEC, Dr.ª Rosana Leite de Melo; o Coordenador de Monitoramento e Avaliação da SE/UNA-SUS, Alysson Lemos e o Diretor Vice-Presidente da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), Prof. Dr. Sandro Schreiber de Oliveira.

Para o diretor do DEGES, a UNA-SUS possui um potencial surpreendente no que tange a produção educacional em saúde, com um know-how significativo. “É o momento de reconhecermos a importância e o valor dessas iniciativas”, pontuou.

O Programa de Aperfeiçoamento de Preceptores na Perspectiva de utilização dos COAPES foi apresentado pelos consultores da SE/UNA-SUS, Francisco Campos e Lina Barreto. Ao total, são 25 microcursos autoinstrucionais, cada um baseado em uma competência específica.

Entre as temáticas do curso, estão a atenção à saúde, fundamentos do SUS, gestão em saúde, trabalho em equipe, comunicação, educação, abordagem familiar e comunitária e valores profissionais. O curso demonstra como funciona a organização ensino-serviço por meio de uma cidade fictícia.

Campos destacou que formar médicos apenas com uma visão hospitalocêntrica pode ser prejudicial ao atendimento à população. O consultor também explicou a função do preceptor, que além das atividades assistenciais, também é responsável por ensinar os graduandos e residentes. “O preceptor já foi ensinado a ser médico, agora podemos ensiná-lo a ser professor”, afirmou.