Geral

Saúde para todos em Sinimbu

- Claudia Bittencourt



O Departamento de Medicina Social, da Universidade Federal de Pelotas, integrante da Rede Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFPel), realiza a Sessão Acadêmica Pública de Defesas de Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Saúde da Família (ESF-EaD). As apresentações serão realizadas de 28 janeiro a 11 de fevereiro, nas cidades de Pelotas, Natal, Teresina e Manaus. Na ocasião, cerca de 300 profissionais participantes do Programa de Valorização da Atenção Básica (PROVAB) 2014 apresentarão seus Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Estiveram presentes nas apresentações: Plínio João Weigel, Luis Augusto Facchini, Gabriela Meurer, Anaclaudia Gastal Fassa e Tanise Ramos. Foto: Divulgação UNA-SUS UFPel

Na última quinta-feira (29), o Departamento de Medicina Social, da Universidade Federal de Pelotas, integrante da Rede Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFPel) recebeu a visita do vice-prefeito e secretário do Saúde do município de Sinimbu, localizado na região central do Rio Grande do Sul, Plínio João Weigel. Ele acompanhou as defesas das odontólogas Tanise Ramos e Gabriela Meurer e do médico Luiz Gustavo Espanhol - ambos atuaram em unidades de saúde de Sinimbu. O ex-presidente da Abrasco, Luis Augusto Facchini, também esteve presente.

Segundo Weigel, o desempenho dos profissionais no município, que tem cerca de 10 mil habitantes, veio para qualificar a prestação dos serviços em saúde. Na opinião do secretário, é muito importante que o profissional trabalhe em uma unidade básica de saúde, já que assim tem a oportunidade de atuar com todas as classes sociais.

“Se alguém chegar em um automóvel de luxo vai ser atendido da mesma forma que alguém que chega caminhando ou de bicicleta”, afirma Weigel sobre a realidade nas unidades do município, que fica a cerca de 20 km de Santa Cruz de Sul. Para o vice-prefeito, a experiência foi tão positiva que o município já está inscrito para receber mais profissionais nas próximas edições do curso.

Fonte: UNA-SUS/UFPel, editado por SE/UNA-SUS