Curso

Redes de Atenção à Saúde é tema de novos cursos da UNA-SUS/UFMA

O objetivo é capacitar os profissionais de saúde para que entendam o contexto de organização e funcionamento de redes de atenção à saúde como garantia da integralidade do cuidado em saúde.

- Ascom SE/UNA-SUS



Estão abertas as matrículas para três módulos do curso online de Extensão em Redes de Atenção à Saúde, oferecido pela Universidade Federal do Maranhão, integrante da Rede UNA-SUS.

O objetivo é capacitar os profissionais de saúde e demais interessados no tema para que entendam o contexto de organização e funcionamento de redes de atenção à saúde como garantia da integralidade do cuidado em saúde.

As matrículas podem ser realizadas até 27 de maio de 2019, pelo site.

Segundo a conteudista do curso, Cadidja do Carmo, as Redes compõem uma proposta de organização dos serviços coerente com as necessidades de saúde da população, visto que, hoje, com as transições demográfica e epidemiológica, na quais se encontra o Brasil, temos uma população com envelhecimento rápido e crescente, e que traz consigo uma maior prevalência das condições crônicas de saúde.

“Entretanto, os sistemas de saúde não foram organizados para esse contexto de condições crônicas que exigem uma atenção integral, contínua e proativa. Por isso, é indispensável ou mesmo obrigatório, conhecermos as Redes como uma nova proposta de organização dos serviços de saúde que busca responder com eficiência, efetividade e qualidade às necessidades da população brasileira”, afirma.

Por essa razão,  a capacitação, constituída por cinco módulos, de carga horária de 30 horas cada, aborda os seguintes temas: Aperfeiçoamento em Redes de Atenção à Saúde; Rede Cegonha; Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas no Âmbito do Sistema Único de Saúde; Rede de Atenção às Urgências no Âmbito do Sistema Único de Saúde e Rede de Cuidado à Pessoas com Deficiência. Neste mês de março foram lançados os primeiros três cursos da trilha. A previsão é de que até maio sejam lançados os dois restantes. O aluno poderá obter certificação pela oferta educacional completa (150 h) se concluir todos os módulos pela Instituição UNA-SUS/UFMA, ou por cada módulo concluído individualmente.

A coordenadora da Produção Pedagógica da UNA-SUS/UFMA, Paola Trindade,  acredita que, ao final do curso o aluno será capaz de compreender como as redes de atenção se organizam, como efetivamente funcionam, quais atributos e elementos constitutivos e quais redes temáticas estão sendo trabalhadas pelo Ministério da Saúde.

Atenção à Saúde Organizada em Redes 

O módulo trata sobre atenção e gestão da saúde organizadas na perspectiva das redes de atenção à saúde. São abordados: o conceito de redes de atenção à saúde, quais as suas principais características, como elas se organizam, quais são seus elementos constitutivos, como são regulamentadas, quais são seus atributos, quais são os benefícios dessa organização para a população, entre outros tópicos.

Rede Cegonha 

O módulo analisa o contexto de organização e funcionamento da Rede Cegonha, a qual é uma estruturação estratégica para implementar uma rede de cuidados com a finalidade de assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério; e às crianças o direito ao nascimento seguro, ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis.

Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas no Âmbito do Sistema Único de Saúde 

O módulo pretende favorecer ao aluno uma compreensão da organização e o funcionamento da Rede de Atenção às Condições Crônicas como estratégia fundamental para a integralidade do cuidado às pessoas com doenças crônicas, destacando as duas condições crônicas que têm o tratamento, na maioria das vezes, conjunto: hipertensão arterial sistêmica (HAS) e diabetes mellitus (DM).

Os cursos Rede de Atenção às Urgências no Âmbito do Sistema Único de Saúde; Rede de Cuidado à Pessoas com Deficiência têm lançamento previsto para maio de 2019.

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS, acesse: www.unasus.gov.br/cursos




Fonte: SE/UNA-SUS, com informações da UNA-SUS/UFMA