Geral

Rede UNA-SUS se reúne com Secretário de Gestão do Trabalho e da Saúde

- Ascom SE/UNA-SUS



Na última segunda-feira (4), representantes do Sistema Universidade Aberta do SUS reuniram-se com o Secretário de Gestão do Trabalho e da Saúde, Rogério Abdalla para apresentar um balanço das ações da Rede UNA-SUS e discutir as estratégias para as novas capacitações. Participaram do encontro Alysson Lemos (SE/UNA-SUS), Andrea Soares (UFC), Edison José Corrêa (UFMG), Fátima Buchele Assis (UFSC) Marcia Rendero (UERJ), Ana Emilia Oliveira (UFMA) , Maria Eugenia Pinto (UFCSPA), Paulo Volpato (UERJ), Sheila Rubia Lindner (UFSC) e Soraya Belisário (UFMG), além da Diretora DEGES/SGTES, Cláudia Brandão.

Os coordenadores trataram de temas como demandas reprimidas para cursos de especialização em Atenção Básica em  outras formações profissionais, além dos médicos, com destaque para a importância de qualificar os profissionais das ESF e NASF; realização de evento nacional em parceria SGTES e UNA-SUS, previsto ainda para este ano, visando apresentação das ações inovadoras e das tecnologias educacionais e de gestão desenvolvidas pelas IES na esfera da EAD; ampliação e atualização de cursos já produzidos, visando nova oferta educacional; divulgação conjunta entre SGTES e SE/UNA-SUS das inúmeras agendas e números positivos e expressivos alcançados nas ações educacionais; divulgação e difusão, junto aos Cursos de Graduação da área da Saúde, de objetos educacionais e inovações tecnológicas produzidos e que poderiam ser oportunizados para uso na formação superior.

Abdalla destacou a importância do trabalho da UNA-SUS e falou sobre a importância da Educação Permanente em Saúde e a utilização de novas tecnologias educacionais. "É preciso que essas tecnologias sejam apropriadas pelo setor público e que avaliemos sempre a qualidade dos processos em andamento e o trabalho da UNA-SUS cumpre bem esse papel", explicou o Secretário.

Para Cláudia Brandão, é de suma importância a interlocução entre a UNA-SUS e os diferentes departamentos do Ministério da Saúde. "Dessa forma podemos conhecer as reais necessidades da promoção da educação permanente em Saúde", afirmou.

A coordenadora da UNA-SUS/UFMA, Ana Emília Oliveira, reiterou o apoio da Rede à nova gestão. "Essa parceria com a SGTES é primordial para a continuidade do processo de educação permanente que desenvolvemos. A participação da secretaria só traz fortalecimento e ganho qualitativo às nossas ações", afirmou.