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Rede UNA-SUS participa do 23º Congresso Internacional de Educação a Distância

- Claudia Bittencourt



Neste domingo, 17, acontecerá a abertura do 23º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED), em Foz do Iguaçu, no Paraná. Durante cinco dias, experts do Brasil e do mundo estarão reunidos para discutir metodologias ativas e tecnologias aplicadas à educação, por meio do compartilhamento de experiências e apresentação de artigos científicos referentes à prática de educação a distância (EaD).

Como nas edições anteriores, diversas instituições de ensino que compõem a Rede Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) participarão do evento, que neste ano contará com seis mesas de debate, um minicurso, uma palestra institucional e apresentações de 14 trabalhos científicos da Rede. Também haverá um estande da UNA-SUS, para que o público do evento possa conhecer o Sistema, bem como exemplos de materiais educacionais, por meio de quizzes sobre os cursos autoinstrucionais ofertados

Paralelamente ao CIAED, ocorrerá a XXII Reunião da Rede UNA-SUS, de 19 a 21 de setembro, no período da manhã. Na ocasião, representantes das instituições de ensino que compõem da Rede e outros parceiros terão um espaço para troca de experiências e discussão das novas tendências na educação permanente dos profissionais de saúde, como o uso de tecnologias da informação e comunicação, na modalidade à distância. Serão apresentados informes de dados globais do Sistema UNA-SUS, dos programas de provimento e resultados do levantamento de produção científica do Sistema UNA-SUS. Também haverá apresentações sobre a nova versão do portal institucional, além de discussões sobre a Plataforma Arouca, Fluxos de Comunicação e do ARES 2.0, entre outros temas.

 

23º CIAED

Segundo o presidente da ABED, Fredric M. Litto, o estudante da era digital é quem define a forma, bem como a relação espaço-tempo, para obter o conhecimento, e não mais a escola.

Sendo assim, os métodos ativos colocam em primeiro plano o estudante, mais autodidata, que busca trilhar seu caminho na aprendizagem por meios como, a sala de aula invertida, PBL (aprendizagem baseada em problemas ou projetos, usando-se a mesma sigla), jogos, estudo Blended ou Híbrido, simuladores e tecnologias baseadas em realidade virtual, realidade aumentada, Learning Analytics, entre outras.

“O impacto desses novos caminhos envolve a ruptura de elementos tradicionais funcionais, como disciplinas e espaços físicos lineares, trazendo uma visão sistêmica e integrada com maior foco em estudo de fenômenos”, explica, Litto.

Na programação do evento é possível encontrar dezenas de palestras, painéis de debates, mesas redondas e apresentações de trabalhos científicos com o objetivo de incentivar o desenvolvimento e a prática de projetos de alta qualidade para ofertar os melhores serviços a alunos, professores, instituições e empresas que utilizam a educação a distância.

Para saber mais, acesse a programação completa pelo link.

Ao longo da semana, publicaremos várias matérias sobre a participação da UNA-SUS no Congresso. Acompanhe!

Fonte: SE/UNA-SUS