Geral

Rede UNA-SUS participa do 22º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância

- Cissa Paranagua



Começa hoje o 22º Congresso Internacional Abed de Educação a Distância (CIAED), em Águas de Lindóia, interior de São Paulo. Durante cinco dias, experts do Brasil e do mundo estarão reunidos para discutir O Contínuo Desafio de Aumentar a Qualidade na EAD, por meio do compartilhamento de experiências e apresentação de artigos científicos referentes à prática de educação a distância (EaD).

São dezenas de palestras, painéis de debates, mesas redondas, apresentações de trabalhos científicos e lançamentos de livros com o único objetivo de incentivar o desenvolvimento e a prática de projetos de alta qualidade para ofertar os melhores serviços a alunos, professores, instituições e empresas que utilizam a educação a distância.

Nesta edição, o Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) contará com a participação de diversas instituições de ensino que compõem a Rede UNA-SUS e vêm exercendo papel de extrema importância na qualificação e educação permanente de profissionais de saúde em todo o país.

Para o coordenador de Monitoramento e Avaliação da Secretaria Executiva da UNA-SUS,  Alysson Lemos, o CIAED é sempre uma oportunidade para divulgar e compartilhar as ações junto à comunidade científica de EaD, além de aprofundar a discussão técnico-científica, a partir do que as outras instituições têm produzido.

Segundo Lemos, para entender o caminho que vem sendo trilhado pela UNA-SUS, nesses seis anos de existência, basta observar os produções e iniciativas que serão divulgadas neste congresso, das quais cabe destacar: o lançamento do curso de direitos autorais - relacionados a recursos educacionais abertos - bem como o livro que reúne as experiências exitosas das IES que compõem a Rede UNA-SUS. Também serão apresentadas conquistas tecnológicas, como o Pacote Padrão UNA-SUS (PPU), que permite, entre outras funcionalidades, o empacotamento de recursos educacionais multimídia, em formato HTML5, para multiuso. Entre as iniciativas de destaque, está a utilização da roteirização de casos-clínicos e criação de ferramentas como as cidades digitais, que tornam a experiência do usuário cada vez mais próxima da realidade de seu serviço.

“Tudo isso é um reflexo daquilo que vimos discutindo em rede, da adoção das boas práticas e prospecção de tecnologias adequadas à educação a distância. A própria composição da UNA-SUS, que promove o trabalho de forma colaborativa entre as diversas instituições, formando assim, uma rede, é uma experiência inovadora que merece ser conhecida, reconhecida e compartilhada”, arremata Lemos.

Além de compor a programação do congresso, a UNA-SUS contará com estande de divulgação e sala exclusiva para a realização da XXI Reunião da Rede UNA-SUS, em horários complementares às atividades do congresso.  

EAD no Brasil

 

De acordo com o Censo EAD.Br, publicado em 2015, pela ABED, os cursos de educação a distância no Brasil somaram 3.868.706 matrículas, em 2014. Para grande parte das instituições pesquisadas, houve um aumento de até 25% no número de matriculados, em relação ao ano anterior. Com esse crescimento, o setor se sente estimulado a continuar a busca por inovações e resultados cada vez melhores.

 

Por isso, segundo o presidente da ABED, Fredric M. Litto, nenhuma instituição pode "descansar em cima de suas conquistas".

“Nesses tempos dinâmicos, a única coisa permanente é a mudança—em nosso caso, os interesses, os hábitos e a prontidão acadêmica dos aprendizes mudam; a natureza e disponibilidade de materiais para a aprendizagem e da tecnologia também se alteram. Por isso, é um desafio, reconhecendo essas novidades, manter o pensamento vigilante sobre a eficácia de nosso trabalho”, avalia Litto.

Para saber mais sobre o evento, acesse a programação completa pelo link.

Para acompanhar a transmissão ao vivo, acesse: http://abed.unasp.edu.br/

Ao longo da semana, publicaremos várias matérias sobre a participação da UNA-SUS no Congresso. Acompanhe!

Fonte: SE/UNA-SUS, por Cissa Paranaguá