Geral

Recife sedia encontro de educação à distância em Rede

- Ascom SE/UNA-SUS



Nesta segunda-feira (23), acontece o I Educar -  Encontro de Educação a Distância em Rede, em Recife. O objetivo é criar oportunidades para atualização, integração, networking, bem como a discussão de temáticas e tendências neste âmbito, como tutoria, supervisão, gestão de projetos em saúde, formação de facilitadores, entre outros.

Além de oficinas e apresentação de trabalhos, a programação do Educar integrou a II Mostra de Experiências Exitosas da Rede Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), bem como a XX Reunião Nacional da Rede.

Compuseram mesa de abertura, a coordenadora geral da UNA-SUS/UFPE, professora Cristine Gusmão; a vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da FIOCRUZ, Nísia Trindade; o secretário executivo da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), Francisco Eduardo Campos; o diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES/SGTES), Alexandre Medeiros de Figueiredo.

Figueiredo destacou a importância da II Mostra da UNA-SUS para todas as instituições envolvidas na rede. "É um momento de troca de experiências muito rico para todas as instituições envolvidas na Rede UNA-SUS. Aqui, podemos visualizar a evolução da Rede como um todo e pensar nossas ações futuras a partir do que temos conquistado hoje".

A professora Cristine Gusmão considerou muito valiosa a integração da II Mostra UNA-SUS à primeira edição do Educar. "Tudo que as instituições de ensino superior trazem para compartilhar por meio das suas habilidades, competências e experiências vividas no desenvolvimento de cursos e ofertas educacionais, é muito rico", defende.

A II Mostra de Experiências Exitosas da Rede UNA-SUS selecionou 25 trabalhos, que serão apresentados durante todo o Educar. As experiências compartilhadas estão divididas em quatro temáticas: Educação Permanente dos Trabalhadores do SUS, Tecnologia da Informação Aplicada e Qualificação de Profissionais, Inovação Pedagógica para EaD e Gestão de Projetos em EaD.

Neste primeiro dia, foram apresentados quatro trabalhos na II Mostra de Experiências Exitosas da Rede UNA-SUS. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) compartilhou sua experiência na capacitação de profissionais de saúde na Atenção Básica; a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) apresentou o Curso de Educação Continuada para profissionais de saúde do centro de especialidades; a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) mostrou como foi desenvolvido o SigU Questionário, um sistema para pré-processamento de avaliações de módulos EaD; e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) contribuiu com sua experiência na construção de curso autoinstrucional para trabalhadores da atenção domiciliar.

Paralelo à mostra, foi realizada a oficina Games no processo educacional dos profissionais da saúde. Ministrada pelo professor Marsal Alves Branco, da Feevale, a oficina abordou todas as etapas e desafios na construção de um game educacional.

A partir das 18h, haverá a palestra “Desenhando e criando o futuro” e o lançamento do livro “II Relato de experiências em tecnologias educacionais do Sistema UNA-SUS”, organizado por Cristine Martins Gomes de Gusmão, Vildeane da Rocha Borba, Júlio Venâncio de Menezes Júnior, Carlos Alberto Pereira de Oliveira, Edinalva Neves Nascimento e Vinicius de Araújo Oliveira.

O Educar segue até amanhã, com mais apresentações na Mostra e a oficina Facilitação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem Colaborativa.

Fonte: SE/UNA-SUS, com informações de Marjones Pinheiro (UNA-SUS/UFPE).