Publicação

Publicação da UNA-SUS/Editora da UFCSPA é indicada à prêmio de editoras universitárias

O livro foi publicado através da Editora da UFCSPA e possui 18 artigos, relatando experiências inovadoras e exitosas da Rede UNA-SUS.

- Ascom SE/UNA-SUS



O livro “Práticas inovadoras da Rede UNA-SUS: tecnologias e estratégias pedagógicas para a promoção da Educação Permanente em Saúde” foi indicado ao 5º Prêmio da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU). O livro foi publicado através da Editora da UFCSPA e possui 18 artigos, relatando experiências inovadoras e exitosas da Rede UNA-SUS.

Esta é a quarta edição da publicação da Rede UNA-SUS e foi indicada ao Prêmio ABEU por meio da Editora da UFCSPA na categoria Ciências da Vida, a qual abrange Ciências da Saúde e Ciências Biológicas. O livro foi lançado em novembro de 2018 durante a 24ª Reunião da Rede UNA-SUS que aconteceu na UFCSPA, em Porto Alegre, e conta com a participação de 98 autores.

A publicação traz diversos aspectos sobre a educação e saúde, passando por análises técnicas e pedagógicas da Rede UNA-SUS. Uma das experiências relatadas foi a de internacionalização de oferta de cursos sobre Zika e Chikungunya para profissionais da atenção primária em saúde da América Latina, Caribe e outros países de língua inglesa.

A UNA-SUS/UFCSPA relatou a experiência do sistema Fólio que permite a elaboração de portfólios na modalidade online ou off-line, possibilita a discussão por bate-papo entre tutor e o aluno e também funciona como uma plataforma para gerenciar todas as interações.

O Prêmio da Associação Brasileira de Editoras Universitárias já está na sua 5ª edição e tem o objetivo de incentivar a qualificação das edições das editoras universitárias, fomentando a produção técnico-científica. No dia 11 de outubro, serão divulgados os finalistas das oito categorias da premiação.

UNA-SUS

A Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) foi criada em 2010 e é formada por uma rede 36 instituições públicas de educação que desenvolvem cursos para profissionais do SUS. As formações são gratuitas e à distância abordando diversas temáticas como a Atenção Primária à Saúde, políticas de equidade e enfermidades desafiadoras para o Brasil. A abrangência que a tecnologia aliada à educação permite não seria possível por meio da educação presencial.  

Acesse o livro clicando aqui.

As edições anteriores também estão disponíveis no site da SE/UNA-SUS.