Geral

Projetos de Intervenção da UNA-SUS possibilitam melhorias em realidades locais

- Claudia Bittencourt



A mesa Projeto de Intervenção como Proposta de Trabalho de Conclusão de Curso, mediada pelo coordenador de monitoramento e avaliação da SE/UNA-SUS, Alysson Lemos, possibilitou a troca de experiências entre duas Universidades da Rede UNA-SUS: a Federal de Pelotas (UFPel) e a Federal do Maranhão (UFMA).

O TCC é fruto de atividades desenvolvidas ao longo do curso de Especialização em Saúde da Família, oferecidos pela UNA-SUS. Por sua vez, a iniciativa do Projeto de Intervenção permite que o aluno realize uma mudança nas ações das unidades de Atenção Básica de sua localidade, após a escolha de um tema clínico que seja problemático no dia a dia das unidades de sua região.

Essa intervenção é realizada por três meses, mas o legado permanece, pois o Projeto propõe uma mudança permanente nos processos de trabalho e incorporação de novas ações à rotina do serviço, por isso, deve ser pensada de forma sustentável. “A intervenção é um ganho para o serviço, algo que fica para além do curso", afirmou a coordenadora da UNA-SUS/UFPel, Anaclaudia Fassa.

“Pensando no contexto da integração entre ensino e serviço, é preciso que haja uma intervenção concreta para a mudança real nas unidades de saúde, não pode ser algo abstrato ou teórico”, destacou Alysson.

De acordo com Anaclaudia Fassa, a UNA-SUS/UFPel adotou o Projeto de Intervenção como proposta de TCC há 4 anos. Nesse tempo, já foram cobertos 25 estados, mais de 700 cidades, mais de 8 milhões pacientes de atendidos.

Para Judith Oliveira, da UNA-SUS/UFMA, o projeto de intervenção é importante, pois “é uma possibilidade do aluno interagir com o serviço. Além disso, monitorar essas ações fazem parte do processo de trabalho dos profissionais da Atenção Básica”.

Entre as áreas escolhidas pelos especializandos, destacam-se os temas de saúde da criança, pré–natal e puerpério, controle de câncer de mama e colo do útero, programa de suplementação de ferro, ampliação de primeira consulto odontológica pra gestante, ampliação da cobertura vacinal etc. “Recebemos depoimentos de diversos alunos que afirmaram que, após a intervenção, perceberam que eram capazes de mudar na prática a realidade dos serviços em saúde”, conta Anaclaudia.

Acesse todas as notícias sobre o evento no portal UNA-SUS!

Fonte: SE/UNA-SUS, por Claudia Bittencourt. Fotos: Cissa Paranaguá (SE/UNA-SUS)