Geral

Programa Parto Adequado tem inscrições prorrogadas

- Claudia Bittencourt



A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) prorrogou, até a próxima quarta-feira (18), o prazo para que hospitais interessados se inscrevam para participação no projeto Parto Adequado. A iniciativa tem como objetivo reduzir o número de cesarianas desnecessárias na saúde suplementar e, dessa forma, contribuir para a mudança do modelo de atenção ao parto e nascimento no Brasil.

No projeto-piloto, serão trabalhados três modelos distintos de atendimento à parturiente: o parto realizado por uma equipe de plantonistas, por enfermeiras obstetras e por uma equipe de médicos que se reveza no atendimento à grávida durante o pré-natal.

O hospital que participar poderá escolher, entre esses modelos, aquele que melhor se adapta à sua realidade e também propor outras estratégias a serem testadas. No escopo do projeto, também devem ser discutidas questões como o treinamento dos profissionais e formas de financiamento do procedimento.

Quem pode participar

  • Hospitais que prestem serviços de atenção ao parto e nascimento na saúde suplementar;
  • Operadoras de planos de saúde com hospitais da rede própria ou por meio de apoio à rede credenciada.

Passo-a-passo para inscrição

  • Encaminhar para a ANS, até o dia 18 de março de 2015, a proposta de adesão ao projeto piloto, conforme o modelo;
  • Aguardar a análise da ANS, que reunirá o conjunto de informações sobre hospitais proponentes e fará a seleção final em conjunto com o Hospital Israelita Albert Einstein e o IHI, comunicando o resultado aos candidatos por e-mail e ofício até 24 de março de 2015;
  • Aderir formalmente ao projeto, mediante assinatura de contrato como hospital voluntário, em data a ser definida e comunicada aos hospitais selecionados.

Fonte:

Agência Nacional de Saúde Suplementar, publicada no Portal Brasil