Curso

Programa de Formação Modular em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa ganha mais um curso

Com carga horária de 12h, a nona oferta do programa tem como foco a atuação do profissional de enfermagem para o cuidado da saúde da pessoa idosa na atenção primária à saúde (APS). Apesar disso, o curso é livre para todos os interessados no tema.

- Ascom SE/UNA-SUS



Segundo dados do IBGE, o Brasil tem cerca de 30 milhões de idosos, o que representa 14,3% da população total do país. A expectativa de vida em 2016, para ambos os sexos, aumentou para 75,72 anos, sendo 79,31 anos para a mulher e 72,18 para o homem. Com isso, a educação permanente de profissionais de saúde para a oferta de uma atenção integral e eficiente a essa crescente população, torna-se cada vez mais necessária. 

Diante desse contexto, o Ministério da Saúde, por meio da UNA-SUS, lança mais um novo curso para compor o Programa de Formação Modular em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa. A iniciativa é fruto da parceria entre a Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde (Cosapi/Dapes/SAS/MS), Fiocruz Brasília e UNA-SUS, e faz parte do desafio de qualificação dos profissionais do SUS para o atendimento nessa área.

Com carga horária de 12h, a nona oferta do programa tem como foco a atuação do profissional de enfermagem para o cuidado da saúde da pessoa idosa na atenção primária à saúde (APS). Apesar do público-alvo serem os enfermeiros, o curso é livre para todos os profissionais de saúde, estudantes e demais interessados, que podem se matricular, até o dia 18 de dezembro de 2021, pelo link.

Assim como as outras oito ofertas disponíveis pelo Programa, o novo curso chega para  qualificar ainda mais o cuidado à saúde da população idosa na Atenção Primária à Saúde - APS, por meio da disseminação dos conhecimentos adquiridos durante o curso nas rotinas de trabalho. 

Para isso, aborda as modalidades de atenção domiciliar a serem prestadas (AD1, AD2 e AD3); o reconhecimento dos cuidados com sondas (SNE, SNG, jejuno ou gastrostomias), traqueostomias e dispositivos urinários, bem como a devida prática; a abordagem de casos suspeitos de hanseníase na pessoa idosa; a identificação das diferentes formas de violência à pessoa idosa, com a proposição de linhas de ação para resolução e prevenção das mesmas e, também, técnicas de higiene, mobilização e prevenção de escaras para pacientes acamados.

Como em todas as ofertas UNA-SUS, o curso é gratuito, certificado e tem início imediato!

Tudo feito do SUS para o SUS! Não perca tempo e matricule-se já!

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS, acesse www.unasus.gov.br/cursos