Geral

Professores da UFPI participam de capacitação na UNA-SUS/UFMA

- Ascom SE/UNA-SUS



Professores do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizaram visita técnica à Universidade Aberta do SUS Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA) no dia 19 de fevereiro, em São Luís. O objetivo do encontro foi promover o treinamento dos professores para implantação da UNA-SUS na UFPI.

A equipe foi composta pela Prof.ª Dra. Lis Cardoso Marinho, do Departamento de Biofísica e Fisiologia, a Enfermeira Maria da Cruz de Moura, a Profa. Dra. Maria das Graças Freire de Medeiros, o Prof. Dr. José de Sousa Lima Neto (ambos do Curso de Farmácia/UFPI) e o técnico de informática Wesley Nobrega (CEAD/UFPI).

Para a Prof.ª Dr.ª Lis Cardoso, a capacitação é importante para implantar a UNA-SUS na Universidade. "A UFPI está se organizando para a instalação da UNA-SUS,  que deve ser realizada de forma gradual e bem planejada, para que a Universidade Aberta da UFPI possa ter o sucesso semelhante ao da UNA-SUS/UFMA", afirma. 

O Prof. Dr. José de Sousa Lima Neto ressalta a importância de conhecer a Universidade Aberta do SUS da UFPI, que deve começar os cursos especializações e o mestrado em saúde da família de forma eficiente. "O que vai determinar o sucesso da UNA-SUS/UFPI será o profissionalismo de sua equipe, por isso é importante conhecer outras experiências no país para definirmos qual modelo será empregado na UFPI. A UNA-SUS deve construir um modelo pedagógico que contribua para o melhoramento dos serviços ofertados no SUS”, destaca.

Universidade Aberta do SUS

A Universidade Aberta do SUS foi criada pelo Ministério da Saúde em 2010 para atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos profissionais de saúde que atuam no SUS.

A UNA-SUS possui um rede colaborativa de 35 instituições de ensino superior, visando a resolução de problemas destes profissionais por meio de cursos de capacitação, extensão, oficinas, cursos de especialização latu senso, todos gratuitos.

A UNA-SUS/UFMA iniciou suas atividades em 2010, com a coordenação da Prof.ª Dr.ª Ana Emília Figueiredo de Oliveira e possui mais de 30 mil matrículas registradas. 

A previsão é de que a UNA-SUS/UFPI comece a ofertar cursos no segundo semestre de 2016, com o Mestrado em Saúde para Mulher, de acordo com Cardoso. “Com esse curso, iniciaremos nossas atividades com um grande diferencial em relação às demais, pois o mestrado nesse tema é único no Brasil e na Rede UNA-SUS”, destaca. Será ofertado, também, o Curso de Especialização em Saúde da Família para médicos do Programa Mais Médicos e do Programa de Valorização da Atenção Básica (PROVAB).

Fonte: UFPI