Geral

Pague com sangue: festival da Transilvânia oferece cupons de descontos para doadores

- Claudia Bittencourt



Dois ingressos para o festival de música da Transilvânia? Isso vai lhe custar um litro de sangue, por favor? Isso pode soar como um episódio mais fraco de Scooby Doo, mas os organizadores do Untold festival no Norte da Romênia estão oferecendo descontos aos participantes do festival se estes doarem sangue antes da compra dos ingressos.  

A Romênia ocupa o Segundo pior lugar na Europas na lista referente ao número de doadores ativos, de acordo com dados do Instituto Nacional de Transfusão de Sangue, com apenas 1.7% de doadores na população, e na maioria das vezes quando alguém próximo necessita da transfusão.

Dessa forma, usando a conexão da região com vampiros, graças em grande parte ao Drácula de Bram Stoker, os organizadores do festival decidiram se juntar ao Instituto de Transfusão de Sangue para lançarem o Pague com Sangue.

Foto: Untold

“Visto que a Romênia enfrenta uma escassez aguda de sangue nos postos médicos, uma campanha que se inspire nos mitos para chamar a atenção para um problema real é mais do que bem vinda”, afirmou o diretor geral do festival, Bogdan Buta.

O Untold festival, que acontece de 30 de julho a 2 de Agosto na pituresca cidade de Cluj-Napoca, oferece um desconto de  30% para qualquer um que doar sangue  em um dos 42 centros de sangue da Romênia até 24 de julho, assim como ingressos grátis para um dia de festival para aqueles que doarem sangue em uma unidade móvel que serão instaladas por dois dias em Bucareste ou no Centro de Transfusão de Sangue em Cluj-Napoca.

“Estávamos conversando em como incorporar Drácula ao nosso festival  e após vermos os índices e como a Romênia estava atrás em doações de sangue, tivemos essa ideia”, oberservou Stefana Giurgiu, gerente do festival.  

Ela afirmou que a ideia teve o apoio do instituto de Transfusão de Sangue, e disse ainda que: “Considerando que muitos jovens na Romênia não doam sangue e nosso festival é focado na juventude, eles viram a oportunidade.”

Quarenta e cinco pessoas, muitos doadores pela primeira vez, inscreveram-se e doaram sangue até a tarde do primeiro dia da campanha.

“É fantástico, nunca via algo assim antes,” declarou Krisztina Fejer, uma fotógrafa de  23 anos de Cluj-Napoca que planeja doar seu sangue pela primeira vez no começo da próxima semana para ganhar um ingresso para um de seus amigo. “É uma campanha positive, mas espero que as pessoas continuem a doar sangue depois, quando não há recompensa pelo ato.”

 

Fonte: The Guardian, tradução por Sérgio Gaudêncio (SE/UNA-SUS)