Geral

Novo site indica boas práticas para saúde da pessoa idosa

- Claudia Bittencourt



Lançado nesta quarta-feira (15/04), no campus de Manguinhos, no Rio de Janeiro, o site da Saúde da pessoa idosa: boas práticas apresenta o Mapeamento de Experiências Municipais e Estaduais no Campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa, uma iniciativa da Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa (Cosapi/Dapes/SAS) do Ministério da Saúde, em parceria com o Laboratório de Informação em Saúde (LIS/Icict/Fiocruz). O evento de lançamento fez parte das comemorações do 29º aniversário do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz).

Coordenado na Fiocruz pela pesquisadora Dalia Romero, o objetivo do site é dar visibilidade às boas práticas de municípios e estados no campo da saúde da pessoa idosa. Com isso, espera-se incentivar os gestores a fomentarem estratégias e ações que contribuam para qualificar o cuidado à pessoa idosa no Sistema Único de Saúde.

Grande parte das iniciativas inscritas envolvem práticas de promoção da saúde, estabelecimento de novos arranjos institucionais e novas perspectivas sobre o envelhecimento. A proposta é refletir sobre o SUS que dá certo, e o esforço de trabalhadores e gestores comprometidos com a garantia do direito à saúde da população idosa brasileira.

O processo de mapeamento das experiências inicia-se com uma ampla divulgação da Cosapi/MS do edital com as regras da iniciativa, critérios de seleção e cronograma. A partir disso, são abertas as inscrições para gestores estaduais e municipais cadastrarem suas iniciativas em um formulário online, no qual são solicitadas informações como: objetivos do projeto, número de pessoas idosas beneficiadas, método de trabalho e resultados obtidos. Podem ser enviados vídeos, fotografias, áudios e links de reportagens sobre o relato.

Em 2013, foram inscritas mais de 100 experiências. Em 2014, foram 77 concorrentes das cinco regiões do país. O site vai apresentar as 12 experiências exitosas de cada ano, como, por exemplo:

- Programa Acompanhante de Idosos (Secretaria de Saúde da Cidade de São Paulo/Associação Saúde da Família, Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto e Superintendência de Atenção à Saúde do Serviço Social da Construção Civil)

- Projeto Carta ao Amigo (Secretaria de Saúde da Cidade de São Paulo/Programa Acompanhante de Idosos/Associação Saúde da Família/SP)

- Construindo uma abordagem para redução das vulnerabilidades da população idosa ao HIV/AIDS no Estado do Rio Grande do Sul (CESI/RS)

- A Potencialidade do Profissional de Saúde para a Mediação de Conflitos Intra-familiares: a experiência do Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso da Gerência de Programa de Saúde do Idoso (SMS/RJ)

Saiba mais em www.saudedapessoaidosa.fiocruz.br.

 

Fonte: Agência Fiocruz