Geral

Novo secretário da SGTES visita a Fiocruz Brasília

- Ascom SE/UNA-SUS



Nesta quinta-feira, 22 de setembro, o novo secretário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde, Rogério Luiz Zeraik Abdalla, fez uma visita técnica à Fiocruz Brasília para conhecer, em maiores detalhes, os projetos desenvolvidos em parceria com a SGTES, em especial a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).

O vice-diretor da Fiocruz Brasília, Wagner Martins, apresentou a instituição, bem como os eixos de atuação: Integração, Inteligência e Formação. Martins explicou que a Fiocruz Brasília tem como foco as políticas públicas de saúde e desenvolve um papel estratégico no campo da integração entre as demais unidades da Fiocruz, em todo o Brasil, gerando ações articuladas.  

Na ocasião, foram apresentadas as iniciativas da Escola Fiocruz de Governo (EFG) , que oferece cursos presenciais a profissionais atuantes no SUS, dentre as quais cabe destacar o Mestrado em Políticas Públicas em Saúde e a Especialização em Direito Sanitário.

De acordo com a  diretora da (EFG), Fabiana Damásio, apesar de a Escola de Governo ter começado com formação presencial, atendendo às demandas institucionais de qualificação e educação permanente de profissionais, já havia o vislumbre de ofertas a distância. “Começamos com uma formação presencial, e hoje, o desafio que temos assumido junto com a UNA-SUS, junto com a Direção da Fiocruz Brasília, é de ampliar esse número de alunos e cursos, fazendo com que a educação a distância também faça parte do nosso escopo de oferta”, disse.  

Para o secretário executivo da UNA-SUS, Francisco Campos, “a UNA-SUS é uma iniciativa pioneira por ser pública e oferecer cursos gratuitos, na temática da saúde, utilizando a modalidade do ensino a distância”.

Campos explicou ainda que a UNA-SUS foi criada para suprir a lacuna entre as demandas de capacitação profissional dos trabalhadores do SUS e as escassas ofertas educacionais. Nesse contexto, a estratégia da educação a distância foi adotada tendo em visto sua capilaridade, permitindo que qualquer pessoa com acesso à internet pudesse atualizar seus conhecimentos.

Para isso, o Sistema UNA-SUS foi composto por uma Rede de Universidades, que produzem e oferecem os cursos; o Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES), onde são armazenados os recursos educacionais desenvolvidos pela Rede, disponíveis para livre acesso; e a Plataforma Arouca, grande base de dados que contempla informações sobre os cursos e o histórico profissional dos alunos.

O coordenador de Gestão do Conhecimento da UNA-SUS, Vinícius Oliveira, elencou as estratégias tecnológicas utilizadas pela UNA-SUS, como o Acesso UNA-SUS, que permite que logins e cadastros sejam feitos por apenas um provedor de identidade, unificando o acesso dos usuários para todos os serviços oferecidos pela Rede.  Já o coordenador de Monitoramento e Avaliação, Alysson Lemos, apresentou o WebPortfólio, sistema de apoio às atividades de supervisão do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) e Mais Médicos. Também apresentou dados do Sistema UNA-SUS, que atingiu mais de 580 mil matriculados e 56.156 inscritos nas ofertas de especialização em Saúde da Família. O coordenador administrativo, Roberto Vianna, explanou sobre proposta de metodologia de precificação para a produção de cursos, a ser desenvolvida.

Abdalla ficou satisfeito com o resultado da reunião. "Fomos muito bem recepcionados e ficamos impressionados pela estrutura apresentada, pelas ofertas educacionais e, também, com o funcionamento da UNA-SUS, que permite a qualificação e capacidade técnica dos profissionais”, enfatizou.


Fonte: SE/UNA-SUS