Curso

Conheça o curso da UFSC voltado para a saúde das pessoas privadas de liberdade

A ideia é proporcionar um olhar ampliado no atendimento, na escuta qualificada, no respeito e na busca pela garantia da manutenção dos direitos humanos e de saúde para essa população.

- Ascom SE/UNA-SUS



Profissionais de saúde interessados em aprofundar os conhecimentos relacionados à saúde das pessoas privadas de liberdade, já podem se inscrever no mais novo curso da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), uma instituição integrante da Rede UNA-SUS. O curso é livre, totalmente gratuito e tem início imediato. As matrículas podem ser realizadas até 31 de outubro de 2020, pelo link.

Diante de todas as especificidades do atendimento profissional à população prisional, este curso foi desenvolvido pensando-se nas potencialidades e nos desafios para que os profissionais inseridos nesse sistema possam ofertar atenção integral tanto para homens quanto para mulheres inseridas nesse contexto. 

A oferta tem como objetivo trazer aos profissionais atualizações e informações que normalmente não são adquiridas durante a sua formação. A ideia é contribuir para melhorar o processo de trabalho e prepará-lo para desenvolver aquilo que é preconizado pela Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), juntamente com a Política Nacional de Humanização.

Para isso, o curso foi dividido em 5 módulos, com carga horária de 15h e 30h, em que são abordados os principais conceitos envolvidos nesta atenção, as políticas públicas existentes e suas definições e aplicabilidades, como funciona o acolhimento e a política de humanização nas práticas de gestão e assistenciais, além da própria gestão do processo de trabalho para os profissionais de saúde deste sistema. Para tornar o processo de aprendizado mais interessante, o curso traz vídeos sobre os temas abordados e indicação de leituras complementares.

A ideia é proporcionar um olhar ampliado no atendimento, na escuta qualificada, no respeito e na busca pela garantia da manutenção dos direitos humanos e de saúde para essa população. 


Para saber mais sobre cursos UNA-SUS acesse: www.unasus.gov.br/cursos