Geral

MS faz campanha em Festa do Peão de Barretos

- Ascom SE/UNA-SUS



A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (CONITEC) abriu consulta pública sobre o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Prevenção da Transmissão Vertical de HIV, Sífilis e Hepatites Virais (PCDT-TV), apresentado pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.


A consulta estará aberta de 20 de agosto até 8 de setembro no site da Conitec (www.conitec.gov.br/index.php/consultas-publicas ) para que sejam apresentadas contribuições, devidamente fundamentadas, à proposta de protocolo. 


O Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Prevenção da Transmissão Vertical de HIV, Sífilis e Hepatites Virais é um dos documentos de uma série de publicações do DDAHV/SVS/MS para o uso dos medicamentos mais eficientes na prevenção e tratamento da sífilis, das hepatites virais (B e C) e da infecção pelo HIV, especificamente para a população gestante, de forma a evitar o surgimento dessas infecções nos bebês. 


Esta é a primeira vez que os três agravos – HIV/aids, hepatites virais e sífilis – são abordados de maneira integrada em um protocolo. Essas três infecções têm em comum vias de transmissão semelhantes, notadamente a sexual; e a coexistência de dois ou mais desses agravos no paciente influencia a evolução de ambas ou mais doenças. 


O objetivo deste Protocolo é contribuir para melhorar a qualidade da atenção à saúde no enfrentamento da transmissão vertical e reforçar as ações da Rede Cegonha nas áreas de prevenção, assistência, vigilância e tratamento no pré-natal, parto e recuperação pós-parto. O PCDT é fundamentado em extensa revisão de evidências científicas e validado em discussão com especialistas.


O DDAHV/SVS/MS, em conjunto com estados, municípios, organizações não governamentais, entidades de classe e demais instituições envolvidas com a temática, estabelece e apoia estratégias efetivas para redução da transmissão vertical, visando a sua eliminação no Brasil.

Fonte: Ministério da Saúde, por Nivaldo Coelho