Geral

Minas Gerais abre matrículas para cursos em Atenção Domiciliar

- Ascom SE/UNA-SUS



A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), integrante da Rede UNA-SUS, abre inscrições para novas turmas de três dos cursos que compõem o Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar à Distância.  As capacitações são realizadas em parceria com Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS).

As inscrições podem ser realizadas até 25 de outubro, pelo site: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/cursos/. Os cursos são voltados para profissionais de saúde, no entanto, qualquer pessoa pode acessar o conteúdo como visitante – mas, nesse caso, não recebe certificado de conclusão. 

Atenção Domiciliar na Rede de Atenção Básica à Saúde

O curso qualifica profissionais de saúde de nível superior e médio e gestores que atuam no SUS para a realização de procedimentos e cuidados do paciente em domicílio. Com carga horária de 45 horas, a capacitação possui cinco unidades que abordam tópicos como território, redes de atenção e necessidades de saúde; gestão e organização da atenção domiciliar na rede básica de saúde; avaliação, monitoramento da Atenção Domiciliar na rede básica de saúde; classificação, níveis de complexidade e riscos da AD na Rede Básica de Saúde e Plano de cuidado individual na Atenção Domiciliar.

Essa última unidade destaca ações de natureza complementar e compartilhada e ações assistenciais específicas da equipe de enfermagem, do enfermeiro, do médico, do agente comunitário de saúde e do Núcleo de Apoio a Saúde Família (NASF).

Para se inscrever, clique aqui.

Princípios para o Cuidado Domiciliar por Profissionais de Nível Superior

Esse curso capacita profissionais de saúde para prestarem atendimento em casa quando o quadro do paciente exige cuidados complexos e específicos, como o tratamento de feridas profundas, infecções, entre outros procedimentos do gênero.

A carga horária é de 60 horas, dividas em sete unidades, que tratam dos temas: estomas; lesões cutâneas crônicas; acesso venoso central; fecaloma: abordagem clínica, princípios e intervenções; diálise; paracentese abdominal terapêutica e os princípios para o cuidado à saúde bucal na Atenção Domiciliar.

A matrícula pode ser realizada nesse link. O público-alvo são os cirurgiões-dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas e médicos com registro no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES). Demais interessados no tema podem acessar o curso como visitante.

 

Oxigenoterapia e Ventilação Mecânica em Atenção Domiciliar

O objetivo dessa capacitação é qualificar profissionais de saúde para o cuidado à pessoa em oxigenoterapia ou ventilação mecânica no domicílio. O curso possui 45 horas e aborda temas como traqueostomia e avaliação e fisioterapia respiratória.

As vagas são destinadas a assistentes sociais, cirurgiões dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas, psicólogos e terapeutas ocupacionais com registro no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

Clique aqui para se inscrever.

O Programa

O Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar à Distância tem o objetivo de fazer com que gestores se tornem aptos a implantar e gerenciar serviços de atenção domiciliar e que profissionais da atenção à saúde desenvolvam habilidades para qualificar o atendimento prestado nessa modalidade.

O programa é online, composto por 19 módulos, oferecidos por diversas universidades da Rede UNA-SUS. Para saber mais, acesse: http://www.unasus.gov.br/cursoAD.

 

Fonte: SE/UNA-SUS, com informações do Nescon

Arte: Tiago Botelho