Curso

Matrículas abertas para o curso Processo de Incorporação de Tecnologia em Saúde no SUS

Com carga horária de 20h, o curso aborda conceitos de revisão sistemática, custo-efetividade e impacto orçamentário, além do processo de submissão de uma tecnologia para incorporação no SUS

- Ascom SE/UNA-SUS



Estão abertas as matrículas para a nona oferta do curso Processo de Incorporação de Tecnologia em Saúde no SUS. Produzida pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - instituição integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFCSPA) – a qualificação tem como objetivo habilitar profissionais e gestores sobre aspectos introdutórios da avaliação de tecnologias em saúde, como conceitos de revisão sistemática, custo-efetividade e impacto orçamentário, além do processo de submissão de uma tecnologia para incorporação no SUS.

Livre para todos os interessados, o curso é gratuito, autoinstrucional e tem início imediato. As matrículas podem ser realizadas até 1º de dezembro, pelo link

A capacitação contribui para o desenvolvimento da saúde no Brasil, por meio do entendimento do processo de incorporação de novas tecnologias no SUS, que favoreçam uma mudança no quadro epidemiológico e possibilitem a introdução de intervenções socialmente inclusivas.

Com carga horária de 20h, o conteúdo é estruturado em forma de módulo único, organizado em mapa de estudo, incluindo leituras, casos e atividades avaliativas.

A enfermeira Itayany Souza, de Feira de Santana – BA, realizou o curso em 2020 e disse ter gostado bastante. “O curso foi muito importante para mim pois tem linguagem fácil, está bem estruturado e pode ser acessado por pessoas que ainda não conhecem muito sobre as Tecnologias em Saúde”, pontuou.

Na mesma linha, Jessica Romero, farmacêutica natural de Fortaleza - CE, acredita que o curso atende tanto quem é leigo como quem já entende do assunto. “A estrutura do curso é muito boa, não é cansativo e o estudo flui facilmente. Consegui revisar e agregar novas e importantes informações sobre o tema”, destacou.

Para o carioca, Abel Rosa Jr - farmacêutico industrial que trabalha com absorção tecnológica de medicamentos para o SUS - “conhecer o processo de incorporação de tecnologias ajudou a compreender melhor questões econômicas e técnicas associadas ao processo”, afirmou.

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS, acesse: https://www.unasus.gov.br/cursos/.