Curso

Matrículas abertas para a nova oferta do curso de qualificação para o uso terapêutico de tecnologias assistivas

Dividido em quatro módulos independentes, com carga horária de 30 horas cada, o curso tem como objetivo atualizar gestores e profissionais de saúde sobre o tema.

- Cissa Paranaguá



Profissionais de saúde e demais interessados em ampliar os conhecimentos sobre o emprego das tecnologias para habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência já podem se matricular nas novas ofertas dos módulos que compõem o Curso de Qualificação para Uso Terapêutico de Tecnologias Assistivas.

As capacitações fazem parte das ações estratégicas do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver sem Limite, criado pelo Governo Federal, em 2011, para promover o exercício pleno e equitativo dos direitos das pessoas com deficiência.

Além de apresentar uma discussão inicial sobre os direitos das pessoas com deficiência, os módulos fazem uso de casos clínicos para auxiliar o aluno na compreensão das situações comuns relativas ao tratamento das pessoas com deficiência, como adaptações para pacientes que colocam próteses; exercícios que podem ser feitos com cadeirantes; ações de prevenção para que não tenham sequelas em função da deficiência e o acompanhamento do paciente, para que consigam se adaptar às tecnologias utilizadas no tratamento.

Desenvolvido pelo Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Minas Gerais (Nescon/UFMG) - instituição integrante da Rede UNA-SUS - em parceria com o Ministério da Saúde, por meio das Secretarias da Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGTES/MS) e de Atenção à Saúde (SAS), o curso de qualificação é dividido em quatro ofertas independentes, com carga horária de 30 horas cada, que tratam dos seguintes temas: 

Direitos das pessoas com deficiência e habilidade física e motora

O objetivo é promover a atualização de gestores e profissionais de saúde sobre o uso terapêutico das tecnologias assistivas no âmbito da habilitação e da reabilitação das pessoas com deficiência, enfocando habilidade física e autonomia motora com utilização das órteses, próteses e meios auxiliares.

As matrículas podem ser realizadas até 20 de novembro de 2019, pelo link.

Direitos das pessoas com deficiência e visão

O objetivo é promover a atualização de gestores e profissionais de saúde sobre o emprego das tecnologias assistivas no âmbito da habilitação e da reabilitação de cegos e pessoas com baixa visão.

As matrículas podem ser realizadas até 20 de novembro de 2019, pelo link.

Direitos das pessoas com deficiência e audição

O objetivo é promover a atualização de gestores e profissionais de saúde sobre o emprego das tecnologias assistivas no âmbito da habilitação e da reabilitação de surdos e pessoas com comprometimentos auditivos nos mais diversos graus.

As matrículas podem ser realizadas até 20 de novembro de 2019, pelo link.

Direitos das pessoas com deficiência e ampliação da comunicação

O objetivo é promover a atualização dos participantes sobre o emprego dessas tecnologias no âmbito da habilitação e da reabilitação de pessoas com capacidade de comunicação limitada e/ou comprometida.

As matrículas podem ser realizadas até 20 de novembro de 2019, pelo link.

Todas as ofertas são gratuitas, autoinstrucionais e têm início imediato. Para saber mais sobre essas e outras ofertas UNA-SUS, acesse: www.unasus.gov.br/cursos.