Geral

Matrículas para 7 cursos se encerram neste domingo, 20

- Cissa Paranaguá



O final do ano já está chegando, mas ainda há tempo para adquirir novos conhecimentos profissionais até a hora da virada! Sete cursos ofertados pela Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) encontram-se em sua reta final, com encerramento de matrículas em 20 de novembro. Entre o trabalho, os planejamentos para as festas e um pedaço de rabanada, é possível realizar cursos de 6h, 10h, 15h, 30h, 45h ou até 55h. Todos os cursos são gratuitos e ofertados na modalidade a distância.

As atividades propostas nos cursos devem ser concluídas até 18 de dezembro para obtenção de certificado. Organizando os horários, pode-se otimizar o tempo para todas as atividades do curso escolhido.

Por exemplo, se dividirmos o tempo do curso de Influenza, que tem duração de 6h, em 30 dias, dá menos de 15 minutos de estudo por dia! Ou ainda, o curso de Dengue, que tem duração de 10h, consumiria apenas 20 minutos por dia até o fechamento do curso. Ótimo para quem anda com a agenda cheia, mas não quer perder a oportunidade de aprender mais e rever assuntos. Tudo de um jeito leve e didático. Além disso, doenças como a Dengue, costumam sofrer aumento na incidência nesta época do ano, e é importante estar preparado para atender à população.

A médica do Programa Saúde da Família (PSF), em Minas Gerais, Márcia Farsura de Oliveira, decidiu fazer o curso de Atualização do Manejo Clínico da Influenza, no primeiro semestre deste ano, devido à grande demanda de pacientes com esse provável diagnóstico. Segundo Márcia, o curso tratou os conteúdos necessários de forma leve e objetiva, o que proporcionou um bom aprendizado. “O curso é muito bom! Consegui aplicar o que aprendi nos atendimentos realizados à clientela adscrita à minha área de atuação. Influenza na gestação, por exemplo, foi o conteúdo que me proporcionou maior aprendizado”, conta.

Para quem tem um pouco mais de tempo livre, uma boa opção é investir em um curso como o de Hanseníase ou Saúde da População Negra, ambos com 45h de duração. Se a dedicação puder ser ainda maior, recomendamos também o curso de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, com conteúdo extremamente atrativo e duração de 55h.

Veja abaixo os cursos que encerrarão as inscrições. 

Atualização do Manejo Clínico da Influenza

Desenvolvido para médicos, o curso tem duração de 6h e apresenta conteúdo prático, focalizado em situações comuns no trato da doença.

 Matrículas: até 20 de novembro de 2016. Para se matricular, clique aqui.  


Dengue

Com duração de 10h, o curso tem como objetivo familiarizar os profissionais de saúde com as recomendações do Ministério da Saúde, no que tange ao manejo clínico da doença. Também aborda a diferenciação de diagnóstico da febre chikungunya e da dengue.

 Matrículas: até 20 de novembro de 2016. Para se matricular, clique aqui


Organização de serviços para o atendimento de pessoas coinfectadas por TB-HIV

Desenvolvido para profissionais de saúde de nível superior, especialmente os que já atuam em serviços que prescrevem ou indicam antirretrovirais para pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA), o curso têm duração de 15h e aborda os procedimentos operacionais e as rotinas necessárias para a organização dos serviços que atendem as pessoas coinfectadas.

 Matrículas: até 20 de novembro de 2016. Para se matricular, clique aqui


Hanseníase na Atenção Básica

O curso tem carga horária de 45h e busca preparar os profissionais de saúde para atuarem no controle da transmissão da hanseníase e diminuir as incapacidades causadas pela doença por meio do diagnóstico oportuno e do efetivo controle de contatos.

 Matrícula: até 20 de novembro de 2016. Para se matricular, clique aqui


Manejo da coinfecção TB-HIV

Desenvolvido para profissionais de saúde de nível superior, especialmente os que já atuam em serviços que prescrevem ou indicam antirretrovirais para pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA), o curso tem duração de 45h e aborda tanto aspectos etiológicos, como psicossociais e clínicos da associação entre as duas doenças para que os profissionais de saúde atendam integralmente as pessoas coinfectadas.

 Matrículas: inscrições abertas até 20 de novembro de 2016. Para se matricular, clique aqui


População Negra

Com carga horária de 45h, o curso tem como objetivo fornecer subsídios aos profissionais de saúde para que possam atuar - pela perspectiva do cuidado centrado na pessoa e na família - na implementação da Política Nacional Integral da População Negra-PNSIPN, promovendo o acesso ao SUS e ao cuidado de saúde equânime e culturalmente pertinentes às necessidades da população negra.

 Matrículas: até 20 de novembro de 2016. Para se matricular, clique aqui.


Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa - Módulo I

Com abordagem clínica e social, o curso tem como objetivo capacitar os profissionais de nível superior para o atendimento integral à população com 60 anos ou mais. A carga-horária é de 55h.

 Matrículas: inscrições abertas até 20 de novembro de 2016. Para se matricular pelo link


Para saber mais sobre os cursos da UNA-SUS, acesse: http://www.unasus.gov.br/cursos.