Geral

Matrículas abertas para o curso "Delineando um projeto de pesquisa"

- Ascom SE/UNA-SUS



Nesta terça-feira, 15, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do Hospital das Clínicas, do Grupo SABER Tecnologias Educacionais e Sociais e da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), lança o curso Delineando um projeto de pesquisa.

Segundo Josiane Machiavelli, coordenadora Técnico-pedagógica do Grupo SABER e da UNA-SUS UFPE, “inicialmente, o curso foi planejado com o objetivo de auxiliar os residentes do Hospital das Clínicas da UFPE na elaboração dos projetos que dariam origem às monografias de conclusão de curso de maneira mais consistente, porém a demanda para acesso ao curso foi grande, por isso decidimos ampliar a oferta para todos os interessados”.

O curso, desenvolvido na modalidade a distância, é gratuito, tem duração de 60 horas-aula e poderá ser feito no período de 15 de agosto de 2017 a 28 de fevereiro de 2018 por qualquer pessoa interessada na temática. O objetivo é fornecer aos estudantes das várias áreas da saúde conhecimentos elementares sobre o delineamento de projetos de pesquisas clínicas quantitativas e sua execução, de modo a permitir-lhes uma visão mais crítica dessas informações, que estimule a curiosidade científica e auxilie na elaboração de projetos para os trabalhos de conclusão de curso.

Segundo José Ângelo Rizzo, médico, professor do curso de Medicina da UFPE e um dos idealizadores do curso, “apesar de os estudantes da área da saúde terem professores orientadores capazes de ajudá-los na elaboração de projetos de pesquisa, a falta de compreensão de questões básicas a respeito da pesquisa em saúde dificulta o diálogo e a compreensão da necessidade da construção de um projeto consistente e metodologicamente adequado, que servirá de reflexão sobre o assunto pesquisado e, principalmente, servirá de guia para a execução do próprio projeto. É nesse aspecto que o curso desenvolvido pretende auxiliar”.

Portanto, se você deseja conhecer mais sobre pesquisa clínica, quer entender o que é um estudo duplo-cego, um estudo de coorte, o significado de randomização, qual a estrutura de um projeto de pesquisa, os procedimentos necessários para submeter projetos ao Comitê de Ética em Pesquisa e, principalmente, deseja elaborar um projeto de pesquisa em saúde mais consistente, aqui está uma excelente oportunidade para aperfeiçoar seus conhecimentos.

Os participantes que fizerem a avaliação final e obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete) poderão emitir a declaração de conclusão de curso pela Plataforma Arouca do Sistema UNA-SUS.

Para mais informações, clique aqui.

Fonte: UNA-SUS/UFPE