Geral

Jairnilson Paim fala sobre Desafios do SUS na Fiocruz, dia 2/5

- Claudia Bittencourt



Um dos maiores estudiosos do Sistema de Saúde do Brasil estará no Museu da Vida no dia 2 de maio de 2016: Jairnilson Paim, da UFBA. Sua palestra será sobre “Desafios do Sistema de Saúde Brasileiro” e é uma aula aberta que integra a disciplina Fundamentos Teóricos da Saúde, Ciência e Tecnologia, ministrada pelo pesquisador José Noronha, do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), do Icict.

Foto: Revista Radis

Para saber um pouco mais sobre o tema abordado por Jairnilson Paim, acesse o e-book interativo “O que é SUS”, da Editora Fiocruz, veja as duas vídeo-aulas e baixe dois textos escritos pelo pesquisador no site do Icict, via link http://tinyurl.com/j2lguen

A aula aberta acontece das 9h às 12h30 e não há necessidade de inscrição. O Museu da Vida fica na Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, no Rio de Janeiro (RJ).

O QUE É O SUS

Foi lançado pela Editora Fiocruz o e-book O que é o SUS, livro de Jairnilson Silva Paim que busca esclarecer o que é, o que não é, o que faz, o que deve fazer e o que pode fazer o Sistema Único de Saúde. A publicação é uma das mais procuradas na editora e já foi reimpressa cinco vezes.

A versão eletrônica recém-lançada busca oferecer uma nova experiência de leitura e traz novidades como vídeos, fotos, áudios, infográficos e outros recursos criados para complementar ou substituir partes do texto original.

A luta pelo direito à saúde e pela consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) tem se expressado a partir da articulação de trabalhadores das áreas da saúde, pesquisadores e militantes dos movimentos sociais nas últimas décadas. O livro O Que É o SUS - um dos títulos mais procurados da Editora Fiocruz, já tendo sido reimpresso cinco vezes - busca esclarecer o que é, o que não é, o que faz, o que deve fazer e o que pode fazer o SUS. Pela importância do tema e da obra, O Que É o SUS foi selecionado para se transformar no primeiro e-book interativo da Editora Fiocruz, no âmbito do primeiro edital da Faperj especialmente dedicado às editoras universitárias. O objetivo do projeto não era mudar o suporte do papel para a tela, mas oferecer uma nova experiência de leitura, onde vídeos, áudios, galerias de fotos, infográficos e outros recursos ora complementassem, ora substituíssem partes do texto original, criando uma nova textualidade eletrônica. O resultado é fruto de uma construção coletiva e, antes, do consentimento do autor, o professor da Ufba Jairnilson Silva Paim, que, generosamente, seguiu "o exemplo de João Ubaldo Ribeiro de não interferir na transformação de seus livros em filmes, novelas ou mini-séries, pois, além de outras linguagens, na realidade, tais iniciativas expressam novas criações", nas palavras do próprio sanitarista. Uma nova criação que, assim como o livro de 2009, busca contribuir para a consolidação, o fortalecimento e a expansão do SUS.

Fonte: Ascom/Icict/Fiocruz e Fiocruz Brasília