Geral

Inscrições abertas para os cursos sobre o Uso Terapêutico de Tecnologias Assistivas

- Ascom SE/UNA-SUS



A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), integrante da Rede da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), está com inscrições abertas para quatro cursos sobre o Uso Terapêutico de Tecnologias Assistivas. O módulo tem como objetivo promover a atualização dos participantes sobre o emprego das tecnologias no âmbito da habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência.

As capacitações fazem parte das ações estratégicas do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver sem Limite, criado pelo Governo Federal, em 2011, para promover o exercício pleno e equitativo dos direitos das pessoas com deficiência.

Ilustração por Tiago Botelho para a SE/UNA-SUS

Com carga horária de 30 horas, os cursos tem como publico alvo profissionais de saúde e gestores. No entanto, também é aberto aos demais interessados no tema que devem acessar as qualificações como visitante. São abordados os seguintes temas: Direitos das pessoas com deficiência e habilidade física e motora; Direitos das pessoas com deficiência e visão; Direitos das pessoas com deficiência e audição e Direitos das pessoas com deficiência e ampliação da comunicação.

Além de apresentar uma discussão inicial sobre os direitos das pessoas com deficiência, os cursos trazem casos clínicos que ilustram como deve ser realizado o acompanhamento dos pacientes. As situações propostas irão ajudar o aluno a entender situações comuns relativas ao tratamento dessa população, como: as adaptações de pacientes que colocam próteses; exercícios que podem ser feitos com cadeirantes; ações de prevenção para que não tenha sequelas em função da deficiência e o acompanhamento do paciente, para que consiga se adaptar às tecnologias utilizadas no tratamento.

Os cursos são produzidos e oferecidos pelo Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Minas Gerais (Nescon/UFMG) em parceria com o Ministério da Saúde, Secretaria da Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGETS/MS), Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) e Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).

As matrículas podem ser realizadas de 10 de março a 31 de maio, pelo site: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/cursos/

Acesse as informações sobre o curso no link: http://www.unasus.gov.br/cursos/utta2

SERVIÇO

Cursos

·         Uso Terapêutico de Tecnologias Assistivas: direitos das pessoas com deficiência e habilidade física e motora

·         Uso Terapêutico de Tecnologias Assistivas: direitos das pessoas com deficiência e visão

·         Uso Terapêutico de Tecnologias Assistivas: direitos das pessoas com deficiência e audição

·         Uso Terapêutico de Tecnologias Assistivas: direitos das pessoas com deficiência e ampliação da comunicação audição

Público

Aberto a todas as pessoas com interesse em ampliar seus conhecimentos sobre habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência.

Modalidade

Cursos ministrados a distância, autoinstrucionais, sem intermediação ou apoio de tutor.

Informações

Telefone para contato: (31) 3409-9936

Site: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/agora/cursos/