Geral

Inscrições abertas para cursos sobre o Uso Terapêutico de Tecnologias Assistivas

- Claudia Bittencourt



A Universidade Federal de Minas Gerais, integrante da Rede da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), está com inscrições abertas para quatro cursos sobre o Uso Terapêutico de Tecnologias Assistivas. As capacitações fazem parte das ações estratégicas do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver sem Limite, criado pelo Governo Federal para promover o exercício pleno e equitativo dos direitos das pessoas com deficiência.  

Ao total, são 6 mil vagas (1.500 para cada oferta), destinadas a profissionais de saúde com interesse em atuar na habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência. Todos os cursos possuem carga horária de 30 horas. Os temas envolvem os direitos das pessoas com deficiência e habilidade física e motora; direitos das pessoas com deficiência e visão; direitos das pessoas com deficiência e audição e direitos das pessoas com deficiência e ampliação da comunicação audição.

As matrículas podem ser realizadas de 1 de junho a 3 de agosto, pelo site:  https://www.nescon.medicina.ufmg.br/agora/cursos/.

Acesse as informações sobre o curso no link: http://www.unasus.gov.br/cursos/utta2.

O Plano foi lançado em 17 de novembro de 2011, pelo Decreto Nº 7.612. Ao total, a iniciativa conta com a participação de 15 ministérios e do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), que trouxe as contribuições da sociedade civil. No âmbito do Plano, o Ministério da Saúde tem como uma de suas ações prioritárias a capacitação e a educação permanente dos profissionais de saúde do SUS.

A garantia do acesso universal e atenção integral a toda a população brasileira é um dos principais objetivos do SUS. Para garantir o direito de acesso equânime à saúde das pessoas com deficiência, o “Viver sem Limite, criou em 2012 a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência para implantação, qualificação e monitoramento das ações de reabilitação nos estados e municípios. A nova política induz a articulação entre os serviços, garantindo ações de promoção à saúde, identificação precoce de deficiências, prevenção dos agravos, tratamento e reabilitação”, conforme está descrito no texto do Plano.

A professora da UFMG e coordenadora dos cursos Palmira Bonolo explica que “as ofertas incluem todos os profissionais de saúde para capacitação, o que irá influenciar na melhoria dos acessos dos deficientes no SUS e fortalecerá as ações de prevenção voltadas à essa população”.

Palmira destaca ainda que os cursos tratam tanto dos níveis de atenção especializados como também da Atenção Básica, na qual é realizado o acompanhamento do tratamento dos pacientes, bem como o fortalecimento das ações de prevenção. “É preciso olhar para o paciente de forma integral e lidar com inclusão do paciente, desde criança até adulto”. Para tanto, os cursos também abordam questões relacionadas à socialização das pessoas portadoras de deficiência, bem como seus direitos.

Os cursos trazem casos clínicos que ilustram como deve ser acompanhamento dos pacientes. As situações propostas irão ajudar o aluno a entender situações comuns relativas ao tratamento dessa população, como: as adaptações de pacientes que colocam próteses; exercícios que podem ser feitos com cadeirantes; ações de prevenção para que não tenha sequelas em função da deficiência e o acompanhamento do paciente, para que consiga se se adaptar as tecnologias utilizadas no tratamento.

“É importante que as famílias e demais pessoas próximas, como os professores, sejam também orientadas. Quem tem algum tipo de deficiência física não pode ser excluído convívio social e da assistência à saúde”, afirma a professora.

Os cursos são produzidos e oferecidos pelo Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Minas Gerais (Nescon/UFMG) em parceria com o Ministério da Saúde, Secretaria da Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde e Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).

 

SERVIÇO

Cursos

  • Uso Terapêutico de Tecnologias Assistivas: direitos das pessoas com deficiência e habilidade física e motora
  • Uso Terapêutico de Tecnologias Assistivas: direitos das pessoas com deficiência e visão
  • Uso Terapêutico de Tecnologias Assistivas: direitos das pessoas com deficiência e audição
  • Uso Terapêutico de Tecnologias Assistivas: direitos das pessoas com deficiência e ampliação da comunicação audição

 

Público

Aberto a todas as pessoas com interesse em ampliar seus conhecimentos sobre habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência.

Modalidade

  • Cursos ministrados a distância, autoinstrucionais, sem intermediação ou apoio de tutor

 

Informações

Telefone para contato: (31) 3409-9936

Site: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/agora/cursos/

Fonte: SE/UNA-SUS, com informações da UNA-SUS/UFMG e Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência