Geral

Inscrições abertas para o curso Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas

- Ascom SE/UNA-SUS



Profissionais interessados em aprimorar os seus conhecimentos acerca do atendimento em saúde às populações do campo, da floresta e das águas, já podem se inscrever na mais nova turma da Universidade Aberta do SUS sobre o tema.

 

Produzido pela Universidade Federal do Ceará (UNA-SUS/UFC), o curso online Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas é aberto para todos os trabalhadores da saúde e demais interessados no tema, independente da área de formação, incluindo gestores do SUS, conselheiros de saúde e lideranças e ativistas.

 

As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de novembro de 2017, pelo site. O início é imediato e, como em todas as ofertas da UNA-SUS, o curso é inteiramente gratuito.

 

Os conteúdos são pautados na Portaria Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, da Floresta e têm como objetivo sensibilizar os profissionais de saúde acerca dos processos e modos de vida dessas populações, para que possam considerar as especificidades da população assistida no momento do atendimento, para torna-lo mais humanizado.

 

De acordo com a analista-técnico de política social e conteudista do curso, Gisella Garritano, o curso foi desenvolvido para suprir a notável lacuna de conhecimento dos profissionais sobre os determinantes sociais e ambientais de saúde dessas populações. “Muitos camponeses, florestianos, ribeirinhos e pescadores, ao se consultarem, sentiam o desconhecimento dos profissionais de saúde no que diz respeito aos seus modos de vida e de trabalho, sendo que, muitas vezes, tais informações refletiam a busca desses trabalhadores por atendimento médico”, explica.

Assim, o curso discorre sobre os impactos dos modos de vida e de trabalho das populações do campo da floresta e das águas no processo saúde-doença, abordando o excesso de trabalho físico, exposição aos agrotóxicos, ao sol, e no caso dos pescadores, à querosene, poluição por metais pesados em água, entre outras questões. “Os profissionais de saúde poderão ter uma visão mais fidedigna do cotidiano desses trabalhadores, podendo relacionar melhor as causas de determinadas doenças e agravos com as questões vivenciadas no dia a dia dessas pessoas”, enfatiza.

A iniciativa é fruto da parceria com a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (DAGEP/SGEP/MS). Com carga horária de 45 horas, o curso é dividido em três unidades que abordam os Modos de Vida e Situação de Saúde; Vigilância e Promoção da Saúde e Atenção a Saúde e Práticas do Cuidado. Para facilitar o processo de aprendizado e possibilitar aos alunos a visualização da aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos, o curso contém vários recursos educacionais como vídeos que trazem exemplos nítidos das questões vivenciadas por essas populações. A terceira unidade, em especial, contém jogos e ilustrações didáticas.

 

Para saber mais sobre esse ou outros cursos da UNA-SUS acesse: http://www.unasus.gov.br/cursos.