Publicação

Grupo de pesquisa da UFSC apresenta resultados dos impactos das ações desenvolvidas no Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica

Entre as pesquisas relacionadas ao curso, foram defendidas dissertações de mestrado e teses de doutorado, além de uma coleção de livros a partir dos conteúdos da capacitação, oferecida pela UNA-SUS/UFSC.

- Ascom SE/UNA-SUS



Grupo de pesquisa farmacêutica da UFSC apresenta resultados de estudos
O grupo de pesquisa Políticas e Serviços Farmacêuticos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promoveu o Seminário “Impacto da Educação a Distância na Educação Permanente em Saúde: Experiência do Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica – GAF-EaD”. O evento ocorreu nos dias 8 e 9 de abril, em Florianópolis/SC, no âmbito do projeto de pesquisa “Estudo do Impacto da estratégia EaD na formação de Farmacêuticos”, coordenado pelo Prof. Norberto Rech Bonetti.

O projeto de pesquisa é composto por 25 pessoas, sendo 7 professores, 3 alunos de doutorado, 6 de mestrado, 6 de graduação e 3 colaboradores, além de uma equipe multidisciplinar. O objetivo do projeto é analisar os impactos das ações desenvolvidas no contexto do Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica – EaD (GAF-EaD), ofertado pela UNA-SUS/UFSC, por meio do Departamento de Ciências Farmacêuticas da UFSC, em conjunto com o Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF/SCTIE/MS) e a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS).

O Curso GAF-EaD teve como objetivo formar profissionais com uma visão crítica sobre a realidade do trabalho em saúde, que atuem em prol da gestão da assistência farmacêutica, considerando as necessidades sociais, buscando, acima de tudo, a qualificação do farmacêutico para a gestão dos serviços e das políticas, com competência de liderança, criatividade e comprometimento com os resultados do seu trabalho e do sistema de saúde.

O Curso foi ofertado em duas edições, sendo que a primeira  foi realizada no período de 2010-2014, quando 5.212 farmacêuticos atuantes em serviços públicos de saúde, de todo o Brasil, se inscreveram para as 2.000 vagas ofertadas. Na segunda edição, realizada entre 2013-2016, 4.446 farmacêuticos e 208 docentes de cursos de graduação em Farmácia se inscreveram para as 1.600 vagas ofertadas.

Coleção de livros

A partir dos materiais instrucionais elaborados para as duas edições do curso, adaptados e ampliados para a versão impressa, surgiu a coleção de livros “Assistência Farmacêutica no Brasil: Política, Gestão e Clínica”.

A coleção, constituída por cinco volumes, representa uma oportunidade inédita para construir, referenciar e discutir conjuntamente o tema, subsidiando o ensino e a prática da área.

Os livros foram distribuídos gratuitamente para 100 Instituições de Ensino Superior de todo Brasil, como material didático. Os e-books também estão disponíveis gratuitamente no site da Editora da UFSC (http://editora.ufsc.br/estante-aberta).

Trabalhos desenvolvidos

Entre as pesquisas relacionadas ao Curso GAF-EaD, já foram defendidas quatro dissertações de mestrado e duas teses de doutorado.

No trabalho desenvolvido por Mônica Cristina Nunes da Trindade, “Descrição e análise do perfil dos egressos do Curso GAF-EaD e de elementos do plano operativo”, a autora analisou os dados do curso de Gestão da Assistência Farmacêutica, especialmente no que diz respeito ao perfil dos farmacêuticos capacitados e seus locais de atuação. Também foram incluídos elementos do Plano Operativo (PO), estratégia do curso que objetivou o enfrentamento de um problema priorizado no local de atuação do estudante.

Inicialmente, foi realizada uma análise documental para descrição da proposta pedagógica do curso. A partir dos bancos de dados do curso, foi feito o levantamento dos estudantes aprovados e feita uma análise do perfil dos profissionais. Ao final de ambas as edições do Curso, foram capacitados 2.500 farmacêuticos, dos quais 2.472 receberam o título de especialista, 12 foram capacitados em estudos de aprofundamento e 16, na modalidade aperfeiçoamento. Os resultados mostraram que o perfil dos estudantes aprovados no curso é composto majoritariamente por mulheres, jovens, contratadas por meio de concurso público, com vínculo à municípios de alto índice de desenvolvimento humano (IDHM).

Para acessar o trabalho completo, clique aqui. 

A tese “Desafios para os serviços farmacêuticos na perspectiva das necessidades e cuidados em saúde”, de Marcelo Campese, analisou os serviços farmacêuticos, sob a perspectiva das necessidades em saúde, no sentido de orientar as práticas do profissional farmacêutico para o cuidado no âmbito da Assistência Farmacêutica. Para tanto, além de outras estratégias, foi realizada uma análise de conteúdo dos 2.421 problemas prioritários relacionados à Assistência Farmacêutica no SUS originários dos Planos Operativos dos estudantes que realizaram o Curso GAF-EaD. Os resultados foram descritos em 15 categorias e agrupados em 4 domínios: administrativo gerencial (28,1%), provimento de medicamentos (29,3%), articulação matricial (26,8%) e atenção à saúde (25,6%). Cada domínio compreende um conjunto de serviços farmacêuticos com os mesmos beneficiários diretos e devem orientar a prática farmacêutica.

Para acessar o estudo completo, clique aqui. 

Os aspectos relacionados à aprendizagem em gestão e planejamento no Curso GAF-EaD foi tema da tese de Francisca Maria de Almeida, que teve como objetivo conhecer a experiência de desenvolvimento do Plano Operativo, que pode refletir em melhorias na interação ensino/serviços, além de trazer conhecimento útil para tomada de decisões, tanto na academia quanto no serviço. Esta tese fez parte do projeto: Inserção de tecnologias à distância combinadas com presenciais no ensino na área da saúde, aprovado no edital CAPES n. 024210 - Pró-Ensino na Saúde, envolvendo a UFRGS, UFPR e UFSC. Para a autora, o curso atendeu os pressupostos pedagógicos propostos, como o acesso à educação permanente em todos os estados e nos mais diferentes perfis de municípios. O Plano Operativo e outras atividades desenvolvidas no curso possibilitaram mudanças nos processos de trabalho no âmbito da gestão e também da assistência.

“Apesar da intensa utilização das tecnologias virtuais, o formato proposto para o curso foi centrado nos cenários de prática. Os estudantes foram constantemente estimulados a refletirem sobre a realidade dos serviços farmacêuticos e a desenvolverem atividades relacionadas à Gestão da Assistência Farmacêutica no seu contexto de trabalho, envolvendo outros atores”, finalizou.

Para acessar o estudo, clique aqui.

Atualmente, está em andamento uma dissertação de mestrado, cujo objetivo é identificar o perfil dos estudantes evadidos nas duas edições do Curso GAF-EaD e analisar os motivos que contribuíram para a evasão e os fatores relacionados ao Curso que poderiam contribuir na permanência dos estudantes.

Além disso, estão em desenvolvimento uma dissertação de mestrado e uma tese de doutorado sobre o impacto do Curso nos serviços de saúde do SUS. Para compor os resultados e a análise destas, entre outros recursos metodológicos utilizados, foi realizada uma pesquisa de campo, desenvolvida em 17 municípios brasileiros, pertencentes à 10 Unidades Federativas diferentes. A pesquisa envolveu 83 egressos do Curso, a partir da realização de grupos focais e de entrevistas presenciais.

Para mais informações sobre o grupo Políticas e Serviços Farmacêuticos, acesse o site: http://psfar.paginas.ufsc.br/



Fonte: SE/UNA-SUS, com informações da UFSC