Geral

Fiocruz promove atividades durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

- Ascom SE/UNA-SUS



Em mais uma edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), a Fiocruz vai promover uma série de atividades interativas para públicos de todas as idades. A exposição Vias do Coração apresenta informações sobre a anatomia e o funcionamento do coração, o sistema circulatório e os principais elementos constituintes do sangue. A mostra é uma realização da Sanofi em parceria com o Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz. A 12° edição da SNCT traz como tema "Luz, ciência e vida". As atividades acontecem entre 19 e 25 de outubro, no Pavilhão do Parque da Cidade.

A mostra busca divulgar informações sobre o coração e estimular a prevenção de doenças cardiovasculares e fatores de risco à saúde do coração, como hipertensão e diabetes. Inspirada em modelos adotados por museus internacionais de ciências e estruturada em sete estações, a exposição busca transmitir o conteúdo ao público de forma lúdica.

Com jogos eletrônicos, painéis, vídeos, bancadas de microscópios, modelos anatômicos e atividades mediadas para facilitar a aprendizagem, mantendo um formato compacto e uma linguagem acessível e de fácil comunicação.

Durante o percurso, crianças e adultos podem se divertir calculando quantas vezes seu coração já bateu desde o nascimento ou conferir como se comporta a pressão arterial em várias situações do dia-a-dia.  A estação central apresenta um dos maiores inimigos da saúde cardiovascular: a hipertensão. Ilustrações retratam situações do dia a dia e chamam a atenção do público sobre a importância de se controlar a pressão arterial.

Prevenção do Diabetes

Os visitantes também poderão conferir informações sobre prevenção, controle e consequências do diabetes, além de dicas sobre qualidade de vida de quem tem que conviver com a doença. Mesclando conceitos com algumas retrospectivas e curiosidades históricas, o objetivo é conferir ao conteúdo um tratamento mais humanizado.

Serviço:

Fiocruz na 12ª Semana Nacional Ciência e Tecnologia
Data: 19 a 25 de outubro
Local: Pavilhão de Exposição do Parque da Cidade

 

Fonte: Fiocruz Brasília