Geral

Fiocruz Pernambuco promove workshop internacional sobre zika

- Ascom SE/UNA-SUS



Fiocruz Pernambuco reúne pesquisadores brasileiros e estrangeiros nos dias 1º e 2 de março para discutirem aspectos clínicos, epidemiológicos, diagnósticos, vetores e a biologia do vírus zika. O evento A B, C, D, E do Zika Vírus será promovido no auditório da instituição, em Recife, e abordará 22 temas, entre os quais: Complicações relacionadas ao zika vírus; Zika congênita: epidemia ou "tsunami sanitário"?; Desafios na pesquisa de arbovírus; Epidemiologia da microcefalia no Brasil; Controle dos mosquitos urbanos utilizando mosquitos como disseminadores de larvicidas e Competência vetorial para zika em culicídeos vetores.

O workshop é destinado a especialistas da área e profissionais de serviços de vigilância em saúde e estudantes pós-graduação em temas ligados aos tópicos em discussão. A proposta é realizar um evento de alto nível científico. A comissão organizadora acredita que a reunião de especialistas qualificados dentro de um mesmo espaço permitirá discutir de forma mais abrangente o conhecimento disponível sobre esse patógeno, as principais dúvidas científicas existentes e os encaminhamentos necessários para solucioná-las.

Entre os palestrantes estão a coordenadora do estudo clínico epidemiológico de caso-controle desenvolvido pela Fiocruz Pernambuco, Celina Turchi; o pesquisador da Fiocruz Mato Grosso do Sul Rivaldo Venâncio da Cunha; o pesquisador e vice-diretor de desenvolvimento tecnológico do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), Marcos da Silva Freire; Paolo Marinho de Andrade Zanotto, da Universidade de São Paulo (USP); Amilcar Tanuri, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Alain Kohl, da Universidade de Glasgow (Escócia).

 

Workshop "A,B,C,D,E do Zika Vírus"

Data: 1º e 2 de março de 2016
Local: Auditório da Fiocruz Pernambuco
Mais informações: www.cpqam.fiocruz.br

 

Fonte: Fiocruz Pernambuco