Geral

Fiocruz lança novo canal de informação e difusão da ciência

- Ascom SE/UNA-SUS



No dia 10/3/15, a Fiocruz lança mais um espaço para a divulgação da ciência: o Portal de Periódicos. No mesmo ambiente web (http://periodicos.fiocruz.br/), o público terá acesso aberto e gratuito aos artigos de todas as publicações científicas editadas na Fiocruz. Com a busca integrada em sete revistas, os leitores poderão ter uma visão ampliada do conhecimento em saúde, a partir de diferentes abordagens.

A vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação, Nísia Trindade Lima, ressalta a relação entre a Política de Pesquisa, Política de Pós-graduação e Política de Informação. Segundo ela, o novo canal traz visibilidade a questões como a internacionalização, avaliação da produção científica e inovação em periódicos. “Há mais de um ano, o Fórum dos Editores Científicos da Fiocruz vem debatendo estes temas que envolvem o fazer e o divulgar a ciência de uma forma sustentável. O Portal de Periódicos nasce no cerne desta discussão, integrando as revistas e promovendo este diálogo”, afirma.

A Fiocruz, em 2014 implantou sua Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, na qual reafirma seu compromisso com a democratização do conhecimento e do acesso à informação científica. O Portal de Periódicos vem reforçar a importância da popularização da ciência, aproximando a sociedade dos temas científicos.

Para o editor da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rodrigo Murtinho, “o Portal de Periódicos da Fiocruz chega em boa hora e será um instrumento importante para ampliar o acesso à produção científica na área da saúde, e consequentemente dar maior visibilidade às revistas científicas editadas pela Fiocruz em diferentes áreas”.

Essa diversidade nas revistas científicas da Fiocruz retrata as diferentes áreas do conhecimento e atuação a que se dedica a instituição, com temas importantes para a sociedade, dialogando tanto com o Sistema Único de Saúde como com o Sistema de C&T do país.

A editora Marília Sá Carvalho, dos Cadernos de Saúde Pública, reflete sobre a pauta de discussões que envolve as publicações científicas: "Nesse cenário em que se observa a proliferação de revistas pagas – cujos critérios se revelam bastante duvidosos – o Portal de Periódicos cumpre o papel essencial de assegurar o acesso aberto e preservar a qualidade da ciência publicada pela Fiocruz”.

Democratização da Ciência

As transformações no mundo contemporâneo e a popularização da Ciência são aspectos importantes para a editora das Memórias do Instituto Oswaldo Cruz – o periódico mais antigo da Fundação. “Por muitos séculos o acesso à Ciência esteve restrito aos cientistas. No novo milênio, além de um diferencial econômico, a Ciência e o acesso à sua produção fazem parte da cultura humana e do exercício de cidadania”, lembra Claude Pirmez. O Portal de Periódicos da Fiocruz articula a multidisciplinaridade da produção científica no país, facilita o compartilhamento de informações e contribui para a inclusão do cidadão na ciência brasileira”, completa.

O compromisso ético-político da instituição com a apropriação e democratização do conhecimento pela sociedade é enfatizado pela editora da revista Trabalho, Educação e Saúde. “Integrar o portal é contribuir com os demais periódicos para pensar a saúde de modo amplo, sob diferentes perspectivas editoriais e objetos de pesquisa. Os estudos críticos sobre o trabalho dialogam diretamente com uma dimensão da realidade do sistema de saúde que precisa ser constantemente refletida e transformada”, afirma Angélica Fonseca.

Comunicação: “cardápio variado de conteúdos”

Além de artigos, o novo canal traz informações em diversos formatos: notícias, entrevistas, vídeos e infográficos. Para João Canossa, à frente da Editora Fiocruz, este “cardápio variado de conteúdos”, permite que a sociedade se aproprie do vasto conhecimento gerado na instituição. “Assim, esta produção pode ser utilizada pelas pessoas de outros centros de pesquisa, universidades, no trabalho, em casa, neste ou em outros países. O Portal de Periódicos tem tudo para se tornar mais uma poderosa ferramenta nesse sentido”.

Editora da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Roberta Cardoso também comemora o potencial de comunicação e interação do novo veículo com o público: “A iniciativa é ótima e tornará a divulgação das edições mais dinâmica. Também facilitará a pesquisa dos leitores interessados nos temas que publicamos”, diz.

Este benefício também é apontado pelas editoras das revistas Fitos e Visa em Debate, respectivamente. “O Portal de Periódicos será um espaço importante para dar maior visibilidade, acesso e uso aos trabalhos publicados pela Revista Fitos, o que permitirá um aumento nos fatores de impacto do conteúdo intelectual produzido na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação em fitoterápicos, com a citação de estudos ou pesquisas em trabalhos de cientistas de outras instituições”, diz Rosane Abreu. “Nós, da Visa em Debate, acreditamos na concretização e sustentabilidade do acesso aberto às revistas científicas, ampliando visibilidade e impacto das publicações. Esta é uma importante contribuição do Portal de Periódicos da Fiocruz na democratização do conhecimento”, afirma Daniella Guimarães.

Fonte: FIOCRUZ