Geral

Fiocruz cria Sala de Situação para Terra Indígena Yanomami

Alguns pesquisadores da área de saúde indígena e médicos infectologistas da Fiocruz já estão no local para apoiar as primeiras ações no campo.

- Ascom SE/UNA-SUS



A Fiocruz instalou, nesta segunda-feira (23/1), uma Sala de Situação para articular ações de apoio ao Ministério da Saúde (MS) e à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) frente à emergência sanitária que afeta as populações indígenas no território Yanomami.

Alguns pesquisadores da área de saúde indígena e médicos infectologistas da Fiocruz já estão no local para apoiar as primeiras ações no campo. A partir das necessidades identificadas, a Sala de Situação da Fiocruz, coordenada pela Vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), será responsável por articular os esforços institucionais para contribuir com o enfrentamento da emergência. A Fiocruz também já convocou para esta terça-feira (24/1) uma reunião extraordinária de seu Conselho Deliberativo para promover a sinergia das ações institucionais.

“A Fiocruz possui capacidade de ofertar ações tanto emergenciais, como estruturantes, que vão desde a assistência até o diagnóstico laboratorial, vigilância em saúde e ambiente, e suporte logístico. Estamos em diálogo permanente com o Ministério da Saúde para articularmos ações imediatas a favor do enfrentamento dessa crise humanitária com todos os ativos científicos e tecnológicos da instituição sob orientação de prioridade absoluta”, explica o presidente da Fundação, Mario Moreira.