Geral

Estão abertas inscrições para especialização em Nefrologia Multidisciplinar

- Ascom SE/UNA-SUS



A Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA), integrante da Rede UNA-SUS, abre inscrições para a segunda turma do Curso de Especialização em Nefrologia Multidisciplinar.

O curso é gratuito e as inscrições podem ser realizadas até 13 de junho pelo link www.unasus.ufma.br/inscricao.

São 500 vagas para profissionais da área da saúde de nível superior, com atuação em serviços de atenção especializada em nefrologia (clínicas habilitadas junto ao SUS), ambulatórios em nefrologia vinculados ao SUS e outros programas e serviços do Sistema Único de Saúde de todo o Brasil, que buscam qualificação nessa área.

Ofertado na modalidade à distância, com mediação de tutores, o curso terá carga horária de 360h e duração de 16 meses.

O processo seletivo será realizado por uma comissão designada pela coordenação geral do curso, e constará da avaliação curricular do candidato. Para conhecer o edital na íntegra clique aqui.

O objetivo é capacitar os profissionais para atuar no cuidado a pessoas sob risco ou com diagnóstico de doença renal crônica. Para tanto, o curso promove o desenvolvimento de competências com vistas a melhorar o nível de assistência em saúde e promover ações multidisciplinares em Nefrologia conforme a organização da linha de cuidado da Pessoa com Doença Renal Crônica (DRC).

A especialização é fruto da parceria com o Serviço de Nefrologia do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) e do Ministério da Saúde, por meio das Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) e de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (SGETS) e apoio da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), por meio do Departamento de Prevenção de Doenças Renais.

Sob a coordenação da UNA-SUS/UFMA, a iniciativa de formação em larga escala irá funcionar em rede, com outras universidades do país.

Para mais informações acesse http://www.unasus.ufma.br/nefrologia/

Fonte: UNA-SUS/UFMA