Geral

Em cerimônia de despedida, Chioro destaca a consolidação do Mais Médicos

- Ascom SE/UNA-SUS



O ex-ministro da Saúde Arthur Chioro transmitiu o cargo nesta terça-feira (6) ao novo titular da pasta, o médico e deputado federal Marcelo Castro. Em seu discurso, Chioro fez um balanço das ações desenvolvidas durante os 20 meses à frente do Ministério da Saúde, com destaque para o Programa Mais Médicos, que teve sua consolidação durante a gestão do ex-ministro. Atualmente, 18.240 profissionais atuam em municípios e distritos sanitários indígenas de todo o país, garantindo a ampliação do acesso ao cuidado de saúde na Atenção Básica a mais de 63 milhões de brasileiros.

Confira a íntegra do discurso do ex-ministro Arthur Chioro

“Hoje um terço dos médicos do programa são brasileiros que passaram a acreditar no Mais Médicos, porque viram na iniciativa uma oportunidade para suas carreiras. Esta é uma grande vitória. O Mais Médicos, mais do que um programa de governo, é hoje uma política de estado, uma conquista do povo brasileiro”, afirmou Arthur Chioro. Em 2015, mais de 4.000 médicos passaram a integrar à iniciativa. 

Chioro também ressaltou outros importantes avanços durante sua gestão, como a ampliação do acesso da população e a incorporação de novos medicamentos. Três novas vacinas passaram a ser ofertadas na rede pública de saúde: de prevenção contra o HPV, que previne o aparecimento de câncer de colo de útero; da hepatite A voltada para as crianças; e a DTPa desenvolvida para as gestantes e que previne contra difteria, tétano e coqueluche. Com isso, o país chegou a disponibilizar do SUS 100% das vacinas preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Isso só foi possível graças ao planejamento responsável e à qualificação do processo de incorporação tecnológica. Essas medidas reforçam o nosso compromisso em estar sempre avançando e buscando novas soluções para a população brasileira”, ressaltou o ex-ministro da Saúde.

NOVAS TECNOLOGIAS - No acesso, tratamento e testagem da Aids, o ex-ministro destacou como grande avanço a recomendação do tratamento para todas as pessoas com HIV positivo, independente da contagem de CD4. O Brasil foi o primeiro país em desenvolvimento a disponibilizar esse acesso em um sistema público de saúde. Outro destaque foi oferta da dose tripla combinada dos medicamentos tenofovir, lamivudina e efavirenz no novo Protocolo Clínico da doença e a implementação da Profilaxia Antirretroviral Pós-Exposição (PEP), que unifica as três formas de prevenção: acidente ocupacional, violência sexual e relação sexual consentida.

Outra conquista destacada em seu discurso foi a incorporação de nova terapia para os pacientes diagnosticados com hepatite C. São medicamentos que aumentam as chances de cura e diminuem o tempo de tratamento. “O Brasil assume novamente a vanguarda em Saúde Pública com a oferta desta terapia, como já fizemos com a aids, com a oferta de antirretrovirais e mostra que é possível regular a incorporação de novas tecnologias com foco nas necessidades dos usuarios”, reforça Chioro.

O incentivo ao parto normal e o alerta da epidemia de cesarianas que vive o Brasil também foram temas presentes na fala de despedida do ex-ministro. Ele lembrou a parceria com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) na adoção de medidas para empoderar as mulheres no seu direito de escolha por meio do acesso à informação e, desta forma, assegurar uma escolha consciente na hora do parto.

 

Fonte: Ministério da Saúde, por Amanda Mendes