Geral

Cursos sobre Zika e Chikungunya têm matrículas prorrogadas

- Ascom SE/UNA-SUS



A grande busca e contínua adesão de profissionais de saúde de todo o Brasil aos cursos online Manejo Clínico de Chikungunya e Zika: abordagem clínica na atenção básica, ambos da Rede UNA-SUS, tiveram um resultado ainda mais positivo: as matrículas foram prorrogadas até o próximo verão. Juntas, as capacitações já contabilizam mais de 90 mil alunos matriculados.

A iniciativa, que tem como objetivo fortalecer ainda mais o enfrentamento destas epidemias no país, é fruto da parceria com as secretarias de Vigilância em Saúde (SVS) e de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde, Fiocruz Mato Grosso do Sul (Fiocruz/MS), integrante da Rede UNA-SUS, e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

As inscrições podem ser realizadas até 31 de dezembro, pelo site.

De acordo com a coordenadora do curso e da UNA-SUS/Fiocruz Mato Grosso do Sul, Vera Lucia Kodjaoglanian, tanto os profissionais de saúde que atuam na ponta, como os profissionais que trabalham no ensino em saúde, seja na graduação ou pós-graduação, veem em ambos os cursos a possibilidade de aplicar os conhecimentos adquiridos.

“Temos acompanhado e avaliado a percepção dos alunos que fazem estes cursos e os relatos de mudança de práticas em seus cotidianos de trabalhos são muito frequentes. Após assistir vídeos e realizar atividades do curso, os profissionais que trabalham nas unidades de saúde relataram segurança para realizar o diagnóstico e tratamento de pessoas acometidas por Chikungunya e/ou Zika. Já os professores relataram maior propriedade ao abordar as temáticas em suas aulas”, explica Vera.

Segundo a coordenadora, há atualmente mais de 40 mil alunos fazendo o curso de Chikungunya e pouco mais de 50 mil, o de Zika. “E, diariamente temos ingressos de novos alunos”, reforça.

Os cursos são gratuitos e utilizam recursos multimídia para facilitar a dinâmica de aprendizagem. A partir do diagnóstico diferencial e respectivos protocolos de atendimentos, os conteúdos são trabalhados por meio de estudo de casos clínicos e vídeos com especialistas. Também são disponibilizados materiais extra na biblioteca virtual, para o aluno que desejar aprofundar ainda mais os seus conhecimentos.

Para conhecer um pouco mais sobre esses e outros cursos em oferta na Rede UNA-SUS, acesse http://unasus.gov.br/cursos.

SERVIÇO

Manejo Clínico de Chikungunya

 Matrícula: inscrições abertas até 1º de dezembro de 2017, pelo link.

 Carga horária: 30 horas

 

Zika: abordagem clínica na atenção básica

 Matrícula: inscrições abertas até 1º de dezembro de 2017, pelo link.

 Carga horária: 45 horas