Geral

Cursos gratuitos sobre atendimento da hanseníase estão com inscrições abertas

Podem se capacitar profissionais de todas as áreas da saúde

- Ascom SE/UNA-SUS



O Ministério da Saúde divulga três ofertas educacionais sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da hanseníase, totalizando 150 mil vagas disponíveis. As capacitações são realizadas na modalidade EaD e, para participar, interessados devem fazer cadastro e matrícula. Não é necessário passar por processo seletivo. Além de médicos dermatologistas, podem se capacitar profissionais de todas as áreas de saúde, bem como interessados no tema.

Conheça as capacitações:

Hanseníase na Atenção Primária: o cuidado integral em hanseníase

São 50 mil vagas e a capacitação propõe uma ampla compreensão do diagnóstico e do tratamento oportuno da hanseníase, a prevenção e o tratamento das incapacidades físicas. Carga horária de 40 horas.

Hanseníase na Atenção Primária: inclusão social por meio do enfrentamento ao estigma e da discriminação

São 50 mil vagas e a oferta aborda a inclusão social e propõe promover o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo sobre o processo de cuidado em hanseníase com vistas ao enfrentamento do estigma e da discriminação nos cenários de práticas da Atenção Primária à Saúde. Carga horária de 10 horas.

Hanseníase na Atenção Primária: o programa de hanseníase nas políticas públicas de saúde no Brasil

São 50 mil vagas e o curso visa compreender a gestão do programa de hanseníase, considerando os marcos legais, o contexto epidemiológico e as medidas para o controle desse agravo. Carga horária de 10 horas.