Curso

Cuidado em Saúde Bucal para Pessoas em Situações de Urgências Odontológicas é tema de novo curso da UNA-SUS/UFMA

Com carga-horária de 120h, a oferta traz as condutas e os protocolos clínicos adequados para a assistência e o manejo dos diferentes tipos de urgências e manifestações bucais. 

- Ascom SE/UNA-SUS



Cirurgiões-dentistas que atuam na Atenção Primária à Saúde e demais interessados pela temática, já podem se inscrever no curso “Cuidado em Saúde Bucal para Pessoas em Situações de Urgências Odontológicas”. As matrículas podem ser realizadas até o dia 28 de outubro pelo link. O início é imediato.

A oferta é fruto da parceria entre a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) – por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA) – e Ministério da Saúde, com colaboração da Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP) e do Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFMA.

O objetivo é capacitar o cirurgião-dentista na ampla resolução de demandas que necessitam de atendimento odontológico imediato, apresentando as condutas e os protocolos clínicos adequados para a assistência e manejo dos diferentes tipos de urgências e manifestações bucais.

A oportunidade educacional é desenvolvida em um ambiente virtual inovador, com recursos de acessibilidade (como audiodescrição e tradução para Libras) e disponível também em versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos objetos educacionais e estratégias de avaliação, sendo eles: e-books, vídeos, infográfico, recurso multimídia, painel de fotos e interativo, material em PDF e videoaula.

Sobre o curso

Com carga horária de 120 horas, dividido em seis unidades, entre as temáticas abordadas na capacitação destacam-se: Organização do processo de trabalho para atenção às demandas de urgência na Atenção Primária à Saúde; Traumatismo dentoalveolar na dentição decídua; Traumatismo dentoalveolar na dentição permanente; Urgências odontológicas protéticas; Urgências periodontais, hemorrágicas e do aparelho estomatognático; Urgências da mucosa.

UNA-SUS/UFMA

A UNA-SUS/UFMA é um projeto do Ministério da Saúde, vinculado à Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA) da Universidade Federal do Maranhão. Desenvolve cursos gratuitos na modalidade a distância, voltados a profissionais que atuam na área da saúde, sobretudo na Atenção Primária à Saúde. Para maiores informações acesse www.unasus.ufma.br 

DTED/UFMA

A Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA) é o setor responsável pela gestão da modalidade Educação a Distância na UFMA e reúne os programas Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS).


Fonte: UNA-SUS/UFMA