Geral

Coronavirus evolui rapidamente na Coreia do Sul, diz OMS

- Ascom SE/UNA-SUS



A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que evolui rapidamente a situação da Síndrome Respiratória do Médio Oriente, também conhecida por coronavírus Mers-CoV, na Coreia do Sul.

A agência anunciou que investigações continuam no país onde as autoridades de saúde trabalham com uma equipa chefiada pelo diretor-geral assistente da OMS, Keiji Fukuda. O responsável disse que os esforços para controlar o surto e evitar a sua propagação estão sendo intensificados.

Quarentena

O coronavírus já registou nove mortes e 108 casos confirmados na Coreia do Sul, incluindo um paciente identificado na China. Agências de notícias informaram que mais de 2,3 mil pessoas foram colocadas em quarentena e 1,9 mil escolas foram encerradas.

A OMS trabalha em medidas de resposta com o Ministério da Saúde e Bem-estar e os Centros para o Controlo e Prevenção de Doenças desde o início do surto, considerado o maior fora do Médio Oriente.

Estratégia

A organização explicou que é fundamental fazer uma investigação completa e oportuna, especialmente para avaliar se o vírus e a sua transmissão estão mudando para garantir a aplicação da estratégia de controle mais adequada.

As provas apresentadas até agora indicam uma semelhança entre o padrão do surto na Coreia do Sul e o do Médio Oriente, revelou a OMS.

Em comunicado, publicado esta quarta-feira, o grupo de especialistas recomenda o reforço imediato de medidas de prevenção e o controle da infecção em todas as instalações de saúde do país.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Coronavírus
AJC ajcann.wordpress.com/ Flickr
 

Possíveis Contatos

Os pacientes com febre ou sintomas respiratórios devem ser questionados sobre os possíveis contatos com uma pessoa infectada pelo coronavirus, ou visitas a uma unidade de saúde onde um caso tenha sido tratado.

Também deve ser perguntado se o paciente teria viajado ao Médio Oriente, 14 dias antes do início dos sintomas. Se forem dadas respostas positivas, as autoridades devem considerar o caso suspeito, enquanto é confirmado o diagnóstico.

Evolução

Os especialistas recomendam também que os contatos próximos dos casos do coronavirus não viajem enquanto é controlada a evolução dos sintomas.  A outra sugestão é que seja fortemente considerada a reabertura de escolas, por estas não terem sido ligadas à transmissão em outros lugares.

A infecção foi descoberta em 2012 na Arábia Saudita. Além da Coreia do Sul, o coronavirus teve casos confirmados na China, na Malásia e nas Filipinas.

Fonte: EBC